Comunicação Social

Notícia

TJSP na Mídia: atuação da Unidade Avançada de Atendimento Judiciário e 10 anos do Semear

Imprensa repercute iniciativas do Judiciário paulista. 

 

Duas iniciativas do Tribunal de Justiça de São Paulo foram destaque da mídia impressa e televisiva nos últimos dias. O jornal Valor Econômico repercutiu os avanços obtidos pela Unidade Avançada de Atendimento Judiciário (UAAJ). Já o telejornal JR 24h, da TV Record, e o Portal R7, abordaram a celebração dos 10 anos do Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando (Semear).
Na sexta-feira (20), o Jornal Valor Econômico explicou a atuação UAAJ, especializada em causas de competência dos Juizados Especiais Cíveis em que figurem como autoras micro e pequenas empresas parceria entre o TJSP, a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A juíza assessora da Presidência do TJSP Claudia Maria Chamorro Reberte Campaña concedeu entrevista ao veículo: “Não temos dúvidas de que a especialização contribui de forma decisiva para aprimorar a prestação jurisdicional, tornando-a mais célere e eficiente”, afirma.

A matéria destacou que, por meio do trabalho especializado, o tempo de tramitação dessas ações reduz significativamente, podendo chegar a apenas oito meses. Até agosto, a unidade, que tem competência para demandas cujo valor da causa não ultrapasse 40 salários mínimos, recebeu aproximadamente 3,5 mil ações e tem expectativa de superar os 5 mil até dezembro. 
No sábado (21), reportagem exibida no JR 24h, também veiculada pelo Portal R7, repercutiu as comemorações de 10 anos do Semear, programa de reinserção social de pessoas presas e egressas, iniciativa do TJSP desenvolvida em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e com o Instituto Ação pela Paz (IAP). A matéria evidenciou os números da iniciativa, cuja taxa de reincidência ao sistema prisional é de apenas 15%, atendendo mais de 30 mil pessoas privadas de liberdade em 159 unidades prisionais de São Paulo (o equivalente a 87% dos estabelecimentos penais paulistas) e 5,6 mil pessoas egressas. Em entrevista, a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça Jovanessa Ribeiro Silva Azevedo Pinto salientou que os assistidos pelo programa recebem apoio psicológico para a vida fora do sistema carcerário. “Nós podemos dar um ofício e uma técnica para ele voltar ao meio externo e trabalhar, mas se ele não tiver condição psicológica de saber que pode melhorar e ser outra pessoa, ele poderá cair em tentação novamente”, observa. 

 

  Comunicação Social TJSP – FS (texto) / MS (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP