33ª CJ - Jaú é homenageada na visita telepresencial “Memória TJSP”
Evento realizado hoje (27).
A 33ª Circunscrição Judiciária (33ª CJ), sediada em Jaú, foi a homenageada de hoje (27) da visita telepresencial “Memória TJSP”, iniciativa da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo que percorre as diversas unidades do Judiciário paulista difundindo o vasto acervo patrimonial e cultural e resgatando a história das CJs visitadas. Pertencente à 3ª Região Administrativa Judiciária (3ª RAJ), com sede em Bauru, a 33ª CJ também engloba as comarcas de Bariri, Barra Bonita, Dois Córregos, Macatuba e Pederneiras.
O juiz integrante da Comissão e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), Carlos Alexandre Böttcher, abriu o evento com cumprimentos ao presidente e ao vice-presidente da Comissão, desembargadores Octavio Augusto Machado de Barros Filho e José Jarbas de Aguiar Gomes, respectivamente, bem como a todos os magistrados e servidores presentes na visita, além de uma especial menção à desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, nascida em Jaú. “Objetivamos fortalecer a sensação de pertencimento de magistrados e servidores ao Tribunal de Justiça, além de difundir o patrimônio cultural da sede do Poder Judiciário paulista e de suas comarcas”, afirmou o magistrado.
Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo institucional sobre o sesquicentenário do Tribunal de Justiça de São Paulo, recordando momentos emblemáticos, com conteúdo do Museu do TJSP, do Palácio da Justiça, do Arquivo e da Biblioteca. Foi exibido vídeo sobre a cidade de Jaú, desde suas origens no período colonial, passando pelo apogeu econômico no Ciclo do Café, entre os séculos XIX e XX, e relembrando personagens históricos, como o aviador João Ribeiro de Barros, um dos pioneiros da travessia aérea pelo Atlântico. A exibição também mostrou a evolução do Poder Judiciário local, com destaque para a inauguração do Fórum "Desembargador Antonio Hermógenes Altenfelder Silva", em 1976 – espaço ampliado em 2017 para atender às necessidades da Comarca, que hoje possui quatro varas cíveis, duas criminais e um juizado especial.
“O vídeo exibido faz jus ao lema de Jaú, 'Rio que leva para a terra boa’. Nos provocou uma verdadeira imersão na cidade e em seu Judiciário. Desejo que essa imersão seja motivo de reafirmação dos valores, conquistas e histórias e que se converta em um desejo permanente de aperfeiçoamento do trabalho realizado por todos os atores da Justiça, em especial nossos magistrados e servidores”, afirmou o desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes, que deixou cumprimento especial ao coordenador e à coordenadora adjunta da 33ª CJ, desembargadores Flavio Cunha da Silva e Lucila Toledo Pedroso de Barros, respectivamente.
Magistrada da comarca desde 2007, a juíza diretora do Fórum de Jaú, Paula Maria Castro Ribeiro Bressan, frequentava o fórum desde criança, acompanhando seu pai, Pedro Barbosa Ribeiro, que foi juiz da 1ª Vara Judicial entre 1972 e 1981. Ela presenciou tanto a inauguração do prédio quanto sua expansão, e não escondeu a emoção após a exibição do vídeo. “Ingressei como juiz substituta da Circunscrição em 1997. No ano seguinte, assumi a Comarca de Barra Bonita e, em 2007, me promovi para a 1ª Vara Judicial de Jaú, onde meu pai foi titular. Minha relação com Jaú é profissional, mas também é bastante passional. Ao assistir isso tudo, sabia que iria me emocionar. Muito obrigada”, agradeceu a magistrada.
Outros magistrados também parabenizaram a iniciativa. “Jaú foi minha primeira comarca, entre 1988 e 1990, e não conhecia muitos detalhes. Precisamos valorizar momentos como esse”, declarou o juiz diretor da 3ª RAJ, Gilmar Ferraz Garmes. “A apresentação foi muito rica e, certamente, visitarei alguns lugares”, afirmou a juíza da 2ª Vara de Barra Bonita, Anna Sylvia Rodrigues e Silva. “Estou na comarca há 15 anos, prometi me aposentar aqui e pretendo cumprir a promessa, por amor à população e aos nossos servidores”, disse a juíza da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Jaú, Betiza Marques Soria Prado. Também prestigiaram o evento os juízes Waldemar Nicolau Filho (2ª Vara Cível) e Carina Lucheta Carrara (1ª Vara Criminal), além de muitos servidores da Justiça.
A terceira temporada do “Memória TJSP” ainda terá duas visitas telepresenciais neste ano: na 37ª CJ – Andradina, em 25 de outubro (inscrições neste link), e a 45ª CJ – Mogi das Cruzes, em 29 de novembro. Antes de Jaú, a iniciativa já percorreu, em 2024, as CJs de Itapetininga, Guaratinguetá, Catanduva, Itanhaém, Franca, Assis e Piracicaba.
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no Youtube.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: