Outubro Rosa: TJSP conscientiza sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama
Atividades ao longo do mês.
Todos os anos, o Tribunal de Justiça de São Paulo participa da campanha Outubro Rosa e se dedica a conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo mais frequente em mulheres, após o câncer de pele, com 73,6 mil novos casos estimados para 2024 no Brasil. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, 17% das ocorrências podem ser evitadas com a adoção de hábitos saudáveis, com chances de cura que ultrapassam 90%, quando a doença é diagnosticada nos estágios iniciais.
A alteração mais fácil de ser percebida, um nódulo no seio acompanhado ou não de dor, pode ser identificada pelo autoexame, realizado pela própria mulher – mas que não substitui o exame clínico, por um profissional de saúde. Todas as mulheres devem fazer acompanhamento anual após os 40 anos e, pelo menos uma mamografia a cada dois anos entre os 50 e 69 anos. Também é importante manter hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada e prática de atividades físicas, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar. Mais recentemente, o movimento passou a divulgar, também, informações sobre o câncer de colo do útero.
Confira as atividades que serão realizadas pelo TJSP neste mês:
Palestra Daps live – O evento on-line ocorrerá no próximo dia 17, fruto de parceria entre a Diretoria da Saúde e a Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), com participação da ginecologista Luisa Braga. O link para acesso será encaminhado por e-mail aos servidores do TJSP. A palestra integra o calendário da Daps, voltado à orientação sobre temas que envolvem saúde física e mental.
Ação Saúde – A Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJSP enviará, ao longo do mês, informativo no e-mail de todos os servidores destacando a campanha. A Ação Saúde realiza iniciativas ao longo do ano para incentivar a prevenção de doenças e conscientizar sobre assuntos relacionados à saúde.
Doação de mechas de cabelo – Interessados em ajudar na confecção de perucas destinadas a pessoas em tratamento quimioterápico podem enviar mechas de cabelo à ONG Cabelegria, pelo correio, conforme orientações disponibilizadas no site da instituição.
Consultas – No TJSP, servidoras e magistradas têm acesso a consultas ginecológicas gratuitas, no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles, mediante agendamento pelo telefone (11) 3489-6749.
Fontes: Inca e Ministério da Saúde
*N.R.: Texto publicado originalmente no DJE de 2/10/24
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp