Visita telepresencial “Memória TJSP” homenageia 37ª CJ – Andradina
Evento rememora história do Judiciário paulista.
A visita telepresencial “Memória TJSP” homenageou, na sexta-feira (25), a 37ª Circunscrição Judiciária (CJ) – Andradina, que integra a 2ª Região Administrativa Judiciária (RAJ), com sede em Araçatuba. A iniciativa está em sua terceira temporada e reúne conteúdo do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca para rememorar acontecimentos que marcaram a história dos 150 anos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Também integram a CJ as comarcas de Ilha Solteira, Mirandópolis e Pereira Barreto.
“O objetivo é fortalecer o sentimento de pertencimento de magistrados e servidores e difundir o patrimônio cultural da sede do TJSP e suas comarcas”, afirmou na abertura do evento o juiz integrante da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal e do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), Carlos Alexandre Böttcher. O vice-presidente da Comissão do TJSP, desembargador José Jarbas de Aguiar Gomes destacou a importância de preservar a memória do Judiciário e falou sobre a circunscrição homenageada. “O número expressivo de participantes revela que a terra de Andradina é realmente fértil.”
Em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Massami Uyeda, oriundo da Magistratura de São Paulo, relembrou a época em que judicou na comarca. “Minha passagem por Andradina foi um evento ímpar. Quando cheguei, o novo fórum havia acabado de ser instalado”, disse. Na sequência, foram exibidos vídeos sobre a origem do Judiciário brasileiro e do TJSP e sobre o sesquicentenário da Justiça paulista.
Na segunda parte da visita, o diretor do Fórum de Andradina, juiz Pedro Luiz Fernandes Nery Rafael, iniciou as homenagens à 37ª CJ. “Além da riqueza cultural e da história, a comarca é acolhedora e os servidores muito dedicados”, realçou. Também foi apresentado vídeo sobre o desenvolvimento do município e seus principais aspectos geográficos e culturais, com destaque para as personalidades que viveram na região e o Fórum Homero Rodrigues Silva.
O coordenador da 37ª CJ, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho, ressaltou que revisitar a tradição é também construir o futuro. “Todas as pessoas que passam por Andradina guardam uma lembrança afetuosa. Tive a felicidade de viver minha infância e adolescência na cidade e tenho laços sentimentais profundos.” Ao longo do evento, outros magistrados fizeram uso da palavra para exaltar a história do TJSP e da CJ. “Essa reunião nos leva a homenagear os que contribuíram para a construção do Poder Judiciário. Eu também sou parte dessa história”, declarou o desembargador Renato Delbianco. “Estive quase três anos na comarca e foi um aprendizado extraordinário com meus colegas e os servidores, sem os quais não teríamos qualquer sucesso", sintetizou o desembargador Jurandir de Sousa Oliveira.
Também participaram da visita telepresencial os desembargadores José Henrique Arantes Theodoro e Luís Fernando Nishi; o juiz substituto em 2º grau Emerson Sumariva Júnior; o juiz federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Erico Antonini; o diretor da 2ª RAJ, juiz Antonio Fernando Sanches Batagelo; o juiz diretor do fórum de Araçatuba e titular da 2ª Vara da Família e das Sucessões de Araçatuba, Alcides Lourenço Cabral Filho; a juíza diretora do fórum de jaú e titular da 1ª Vara Cível, Paula Maria Castro Ribeiro Bressan; os juízes Adriana Tayano Fanton Furukawa (6ª Vara Cível de Sorocaba), Claudia Felix De Lima (5ª Vara Cível do Foro Regional III – Jabaquara), Fabiano da Silva Moreno (3ª Vara Criminal de Marília), João José Custodio da Silveira (1ª Turma Recursal Cível), Lia Freitas Lima (1ª Vara de Ilha Solteira), Ricardo Dal Pizzol (2ª Vara Cível da Capital) e Paulo Victor Alvares Gonçalves (1ª Vara de Andradina); os promotores de Justiça Isabella Bueno Teixeira, Robson Ribeiro e Rúbia Prado Motizuki; integrantes do sistema de Justiça e servidores.
A próxima homenageada será a 45ª CJ, com sede em Mogi das Cruzes, no dia 29 de novembro. As inscrições podem ser feitas neste link. Confira a programação completa aqui.
“Memória TJSP” – Lançada em 2021, a visita telepresencial Memória TJSP compartilha o patrimônio do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio do acervo histórico, arquitetônico, bibliográfico e museológico da Corte paulista. É um projeto de difusão cultural que promove cidadania e fortalece valores de identidade, vínculo e pertencimento. Entre 2021 e 2022, foram percorridas as sedes das 10 Regiões Administrativas do TJSP, começando pela 10ª RAJ – Sorocaba, seguindo em ordem decrescente até a 1ª RAJ – Grande São Paulo. A partir de 2023, as edições passaram a homenagear as sedes de uma das Circunscrições Judiciárias que integram cada uma das 10 RAJs. O conteúdo é disponibilizado na playlist “Memória do Poder Judiciário”, no canal oficial do TJSP no YouTube.
Comunicação Social TJSP – BC (texto) / LC (reprodução e arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: