Comunicação Social

Notícia

Dia do Servidor: TJSP homenageia todos aqueles que fazem parte destes 150 anos de história

Mais de 40 mil servidores em todo o estado.
 
Justiça feita por pessoas e para as pessoas: o Tribunal de Justiça de São Paulo, considerado o maior do mundo, se faz presente nas atividades diárias desempenhadas por mais de 40 mil servidores, incumbidos da missão de garantir aos brasileiros de São Paulo uma prestação jurisdicional célere e eficiente, desde o atendimento no balcão até a condução de atos processuais nos sistemas eletrônicos e cumprimento das decisões judiciais dos magistrados. Neste 28 de outubro, o Tribunal de Justiça de São Paulo homenageia seus valorosos colaboradores com a campanha Dia do Servidor - #TJSPSouParteDessaHistória, que recebeu fotografias e relatos daqueles que, a cada dia, ajudam a construir essa história sesquicentenária. O material foi utilizado em vídeo comemorativo, postagens no Instagram, banner no site e em painéis que circularão pelos fóruns da capital.
 
Histórias
Gilson Speht contribuiu com a Justiça em 35 desses 150 anos, desde quando começou a trabalhar no Fórum de Santo André, em 28 de dezembro de 1989. Ele iniciou as atividades como menor colaborador eventual, passando para o cargo de auxiliar judiciário, em 1992, e desde 2015 é escrevente técnico judiciário. Atualmente, trabalha no Ofício de Distribuição Judicial da comarca, desempenhando atividades como pesquisas de certidões, redistribuição de processos no fluxo do sistema eletrônico, malote digital e atendimento. “Sou muito feliz por fazer parte dessa história e por poder contribuir com a sociedade, atendendo bem a todos que nos procuram. Não importa o conflito, estamos aqui para ajudar no que for possível”, afirma o escrevente. “Ninguém nos procura porque está tudo bem, às vezes o problema nem será resolvido no fórum, mas sempre tem alguém que sabe dar uma orientação para ajudar a pessoa”, conclui.
A atuação incansável na Comarca de Buritama desde 1993 rendeu a Maura Gonçalves Bueno o apelido de “Maura do Fórum” em toda a cidade, onde nasceu, cresceu e seguiu sua trajetória profissional. Em três décadas, a agente de serviços judiciários já desempenhou inúmeras funções, desde limpeza, preparação do café, gestão de pastas e arquivos da administração e controle de entrada e saída de materiais no almoxarifado do fórum. “Faço tudo com o maior prazer, por amor a esse prédio e aos colegas de trabalho”, diz. Nesse período, ela se formou em Serviço Social, especializando-se em Gestão Pública, o que contribuiu para seu crescimento profissional na orientação dos cidadãos. Ela também acompanhou de perto a informatização e modernização do Judiciário. “Muita coisa mudou para melhor, não há comparação entre como é agora e como era quando entrei”, destaca.  “Meu sentimento é de gratidão e me sinto honrada quando se fala deste Tribunal. Me apeguei tanto que não penso em me aposentar enquanto eu tiver força para subir os degraus do fórum.”
A história de Rafael Hime Funari com o TJSP começou há cerca de cinco anos. Após atuar na Advocacia, ele escolheu o Tribunal para ter a vivência do Direito dentro do Tribunal de Justiça, iniciando suas atividades como escrevente. Atualmente é assistente jurídico de 2º Grau, auxiliando na parte administrativa do gabinete, na orientação a estagiários e na pesquisa para elaboração de votos. Além de ressaltar o orgulho por pertencer ao Tribunal, ele exalta a relação com os demais colegas e o papel desempenhado por todos os servidores do estado. “São milhares de pessoas que trabalham diariamente para garantir uma prestação jurisdicional rápida e justa. É muito bom integrar este quadro e poder contribuir de alguma forma. Sou daqueles que acredita na importância do serviço público, nas mais diversas áreas, e me dedico diariamente para fazer um trabalho eficiente e de qualidade, pensando no bem comum. Isso me deixa mais realizado enquanto pessoa”, diz o assistente, que também destaca a organização do TJSP no que diz respeito ao quadro funcional e à infraestrutura. “Vejo no dia a dia a capacidade de absorver as demandas e dar andamento a essa grande máquina que é o Judiciário paulista.”
Após seis meses atuando como estagiária, Gemima Ester de Oliveira Komatsu prestou concurso para escrevente e ingressou no TJSP há cerca de dois meses e hoje atua como assistente judiciária em 1º Grau, na Capital. Mesmo com aprovações em outros certames, optou pelo Tribunal de Justiça. “É nesse órgão que me sinto realizada profissionalmente e para mim é um prazer servir à sociedade pelo trabalho no TJSP. Os diferenciais são as pessoas, o clima organizacional, o reconhecimento do servidor e de seu trabalho, além de questões pessoais.” Para ela, a atuação em diversas áreas do Direito, incluindo análise de processos, elaboração de minutas de decisões e pesquisa jurídica, é uma grande oportunidade de aprendizado diário. “Estamos aqui para atender à sociedade e assegurar que os direitos de todos sejam respeitados. Eu, especificamente, trato cada processo com a seriedade e o cuidado que merece, reconhecendo a relevância do caso na vida das pessoas. Acredito que não se trata apenas da letra fria do papel, mas de situações que precisam de soluções eficazes e justas”, diz. “É um imenso prazer fazer parte dessa história. O TJSP é realmente a materialização do meu sonho profissional.”
Milhares de servidores, que atuam na Capital ou no interior; mais antigos ou que ainda dão os primeiros passos; das áreas administrava ou judiciária; de 1º ou 2º Graus: as histórias e caminhos dessas pessoas se diferenciam em muitos aspectos, mas carregam também pontos em comum, sobretudo o compromisso em oferecer aos jurisdicionados um serviço de qualidade. O Tribunal de Justiça de São Paulo agradece a todos pelo trabalho e deseja um Feliz Dia do Servidor – e que continuem a fazer parte desta história!
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / arquivo (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais:
 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP