Comunicação Social

Notícia

Tribunal de Justiça de São Paulo participa do 13º Consepre

Desembargador Carlos Eduardo Pachi representou o presidente.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo participou, entre quarta e sexta-feira (8), do 13º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado na sede do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em João Pessoa. O evento tem como objetivo discutir temas relacionados ao trabalho das Cortes estaduais e alinhar pautas importantes para o Judiciário brasileiro. As atividades contaram com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso; do corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell; e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin. O desembargador Carlos Eduardo Pachi representou o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
No dia 6 aconteceu a cerimônia de abertura do Consepre, conduzida pelo presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, e pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva. “O principal momento do nosso encontro é o debate e a troca de experiências. Com isso, vamos voltar para os nossos estados com o propósito de avançar, aprimorar, em prol de melhores serviços à sociedade", declarou o desembargador Carlos França. O desembargador João Benedito deu as boas-vindas aos colegas, realçando a importância da união e da troca de experiências entre os tribunais. “Em suas treze edições, o Consepre tem se consolidado como um fórum essencial para o fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro. Este encontro representa a união de nossas Cortes Estaduais em prol de uma Justiça mais eficiente, acessível e humana para todos os brasileiros”, salientou. 
 
Programação
Na quinta-feira (7), foram apresentados temas relevantes para o cenário atual do Poder Judiciário, como “A experiência de um desembargador com IA Generativa: Eficiência e Precisão”, “Inteligência Artificial no Gerenciamento de Processos: Reduzindo a Burocracia e Acelerando Decisões” e “Cejusc: Consolidando a conciliação no 1º e 2º Graus para uma Justiça mais célere e humanizada”.
Os ministros Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin e Mauro Campbell estiveram no Consepre neste dia e conversaram com os participantes. O presidente do STJ salientou que o encontro é uma oportunidade de unificar o diálogo do Poder Judiciário. Já o corregedor Nacional da Justiça ressaltou que sua participação no evento teve o intuito de manter o diálogo com os presidentes dos tribunais. 
 
Eleição da Mesa Diretora e Carta de João Pessoa
A nova Mesa Diretora do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil foi eleita na sexta-feira (8). O novo presidente do Consepre, que tomará posse em janeiro de 2025, será o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, presidente do TJSC. Foram eleitos, ainda, o vice-presidente, desembargador Raduan Miguel (presidente do TJRO); o vice-presidente de Relacionamentos Institucionais, desembargador Alberto Delgado Neto (presidente do TJRS); a vice-presidente de Cultura, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende (presidente do TJBA) e o vice-presidente de Inovação e Tecnologia, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior (presidente do TJMG).
Ao final do dia, foi aprovada a Carta de João Pessoa.
 
Consepre – O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi criado no dia 5 de novembro de 2021, após a união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. O objetivo é consolidar linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos TJs brasileiros.
 
*Com informações do TJPB
 
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / TJPB (fotos)
 
Siga o TJSP nas redes sociais: 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP