Comunicação Social

Notícia

Reflexões: assista a depoimentos de professores engajados na luta pela igualdade racial

José Vicente e Eunice Prudente são os entrevistados.
 
Neste Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez em todo território brasileiro em razão da promulgação da Lei nº 14.759/23, o Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo contribui para o debate racial no Brasil com o lançamento da terceira edição do projeto Reflexões, que traz depoimentos do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, professora Eunice Prudente, duas importantes vozes do Sistema de Justiça na luta em prol da igualdade racial. Os vídeos estão disponíveis no canal do TJSP no YouTube e na página do projeto (https://www.tjsp.jus.br/reflexoes).
Um dos fundadores da Universidade Zumbi dos Palmares, o professor e advogado José Vicente fala da concretização do sonho de estabelecer um espaço de educação voltado para a qualificação da população negra. “Sempre foi um desejo de todos que vieram antes. Isso já era pensado mesmo na época da escravidão”, explica no vídeo. 
Já a advogada Eunice Prudente, única professora negra da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e primeira mulher negra a tomar posse na Academia Paulista de Letras Jurídicas, aborda a importância de ações inclusivas afirmativas, como a política de cotas para ingresso de estudantes e docentes negros nas universidades. "Vamos chegar num Brasil igualitário com um diálogo franco e sincero. Precisamos rever a formação e educação", destaca a professora.
Lançado em 2023, o projeto Reflexões publica vídeos com depoimentos de integrantes do Sistema de Justiça, como magistrados, promotores e procuradores de Justiça, defensores públicos, advogados e professores, trazendo temas de grande repercussão para a sociedade, além de observações sobre momentos marcantes na carreira e experiências de vida dos entrevistados.
 
Professor José Vicente – Doutor em Educação, mestre em Administração e advogado, é fundador e presidente da Sociedade Afro-brasileira de Desenvolvimento Sociocultural (Afrobras) e fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares. Integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) da Presidência da República, além de compor conselhos de diversas organizações. 
 
Professora Eunice Prudente – Doutora em Direito, é professora sênior do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, instituição em que também integra a Comissão de Direitos Humanos. É a atual secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo, e já foi secretária municipal e estadual de Justiça e Cidadania.  Em 2024, tornou-se a primeira mulher negra a integrar a Academia Paulista de Letras Jurídicas.
 
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / LF (arte)
 
        Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP