Comunicação Social

Notícia

Embaixadora e cônsul da Noruega visitam TJSP

    A embaixadora da Noruega, Turid Bertelsen e o Cônsul Geral e presidente da Câmara de Comércio Norueguês-Brasileira, Jens Olesen, estiveram ontem (27/5) em visita oficial ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo da vista foi estreitar ainda mais os laços de amizade entre o país escandinavo e a mais alta corte do Judiciário paulista.
    Eles foram recebidos pelo presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi e pelo chefe do Cermonial e Relações Públicas do Tribunal, poeta Paulo Bomfim, que acompanharam os noruegueses em visita pelas dependências do histórico prédio do Tribunal de Justiça, incluindo o Salão dos Passos Perdidos, o antigo salão do Tribunal do Júri, a sala do Museu e o plenário Ministro Costa Manso, onde se reúne o Órgão Especial do TJSP. 
    Ao final do encontro, houve uma troca de presentes entre o presidente Vallim Bellocchi e a embaixadora Turid Bertelsen, que assinou o Livro de Visitas do TJSP.

    O País 

    Localizada na Península Escandinava, a Noruega faz fronteira com a Rússia, Finlândia e Suécia. Sua capital é Oslo.
Sua forma de governo é a monarquia constitucional. Trata-se de uma democracia parlamentar, cujo chefe do estado é o rei Harald V e o chefe do governo é o primeiro ministro Jens Stoltenberg. 
    Possui uma população de aproximadamente 4,7 milhões de pessoas distribuídas por uma área de 385.155 km². A expectativa de vida é de 82 anos para as mulheres e de 78 anos para os homens, uma das mais elevadas do mundo. A Noruega também apresenta o 2º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo, atrás apenas da Islândia (dados divulgados em 2007). 
    Na parte continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes. O país é rico em recursos naturais como petróleo (2º maior produtor da Europa), gás natural, minérios, pescado, madeira e energia hídrica. 
    A Noruega também é conhecida como o país do sol da meia-noite, pois no verão (junho e julho), ao norte do país, o sol nunca se põe. 

    O Judiciário norueguês

    O Poder Judiciário da Noruega é composto pelo Supremo Tribunal, pela Comissão de Recurso e Decisão Interlocutória do Supremo Tribunal, pelo Tribunal de Recursos, pelos Tribunais de Primeira Instância, pelos Tribunais de Conciliação e por diversos tribunais especiais. 
    A Noruega divide-se em seis jurisdições territoriais e 15 distritos judiciais. O Poder Judiciário da Noruega é independente e também possui um papel político: o de implementar a legislação elaborada pelo parlamento e fiscalizar o seu efetivo cumprimento.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP