Comunicação Social

Notícia

TJSP instala Cejusc na Comarca de Urupês

Foco na solução consensual de conflitos.
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, hoje (27), a instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Urupês. A solenidade virtual foi conduzida pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargadora Silvia Rocha, representando o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
A juíza diretora do fórum da comarca e, agora, coordenadora da unidade, Patrícia da Conceição Santos, agradeceu a coordenadora do Nupemec e comemorou a instalação. “Este espaço representa um avanço essencial na busca por uma Justiça mais acessível, ágil e eficiente, pois a conciliação não é apenas um método alternativo de solução de disputas, é um caminho que valoriza o diálogo, a escuta ativa e o respeito mútuo.”
Representando o Poder Executivo, o prefeito de Urupês, Roberto Cacciari Filho, destacou o benefício trazido pela unidade. “Nosso Judiciário, além de todas as suas atribuições, também tem o lado humano e fraterno, e nos motiva na missão de conciliar e levar soluções para os nossos cidadãos”, afirmou.
A coordenadora do Nupemec, desembargadora Silvia Rocha, salientou que não é obrigatória a instalação de Cejuscs em comarcas com varas de competência cumulativa, como é o caso de Urupês, e elogiou a atuação da juíza coordenadora da unidade. “Fiquei muito feliz com a iniciativa da magistrada, que reconheceu o Cejusc como um meio muito adequado para auxiliar os jurisdicionados e resolver os conflitos. A alegria e o empenho da doutora Patrícia da Conceição Santos incentivaram a instalação do Cejusc o mais rápido possível”, destacou.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Urupês, vereador Mauro Aparecido Barbosa; o promotor de Justiça Edson Tonini Oliveira; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Urupês, advogada Juliana Maria Quirino de Morais; o delegado de Polícia de Urupês e Irapuã Sergio Augusto Ugatti Durão; o comandante da Polícia Militar de Urupês, subtenente PM João Henrique Arosti; a prefeita de Irapuã, Reni Aparecida da Silva; o prefeito de Sales, Josemar Francisco de Abreu; o presidente da Câmara Municipal de Sales, vereador Paulo Cesar Teodoro; o delegado de Polícia Lucas Figueiredo de Queiroz; comandante da Polícia Militar de Sales, subtenente PM Khalil Roberto Ribeiro; e  o comandante da Polícia Militar de Irapuã, 2º sargento PM Ivo Ferreira dos Santos.

 

Cejuscs - atendem demandas das áreas Cível e de Família, como Direito do Consumidor, cobranças, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia e regulamentação de visitas. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

 

Comunicação Social TJSP – BL (texto) / PS (reprodução e arte)
 
  Siga o TJSP nas redes sociais:


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP