TJSP instala Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de Nossa Senhora do Ó
Primeira unidade judicial nativa no eproc.
O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou, ontem (7), a Vara do Juizado Especial Cível do Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, na Capital. Trata-se da primeira unidade judicial do estado nativa no eproc, ou seja, integrada ao novo sistema desde sua instalação. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, na presença de magistrados e representantes de instituições.
Além do JEC de Nossa Senhora do Ó, o novo sistema também passou a funcionar, a partir de ontem, nas varas do JEC do Foro Central, que se juntam às unidades de mesma competência dos Foros do Butantã e Tatuapé – as primeiras a implementarem o eproc – dando início à revolução digital do TJSP – acompanhe o cronograma.
Instalação
A nova vara representa uma significativa ampliação da prestação jurisdicional do Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, que abrange área de grande extensão territorial e população. Titular da unidade, o juiz Trazibulo José Ferreira da Silva falou do momento de celebração, não apenas pela chegada do juizado, mas por sua integração nativa ao eproc. “É um sistema que certamente contribuirá para uma prestação jurisdicional mais rápida e efetiva, em virtude de seus diversos recursos de automatização. O Foro Regional reafirma sua posição de vanguarda na Justiça Bandeirante, pois aqui também ocorreu, há 18 anos, a instalação do primeiro fórum totalmente informatizado do Brasil”, declarou.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Nossa Senhora do Ó, Carlos Guaita Garnica, a instalação representa a concretização de um sonho de toda a Advocacia local, “pois lutamos durante muito tempo para que este fórum fosse realidade e hoje, após tantos anos, vemos a chegada do Juizado Especial”. O promotor de Justiça Edi Fonseca Lago classificou o fórum como “um ambiente diferenciado, onde se procura fazer Justiça”. “A inauguração desta vara atenderá muito à necessidade e carência da população”, disse.
O presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, frisou que instalação de uma nova unidade judicial em Nossa Senhora do Ó será de grande benefício para a imensa população da região. “Esta vara, além de ser um velho anseio de toda a comunidade jurídica local, traz uma novidade muito gratificante: começa do zero com o sistema eproc, uma revolução no sistema tecnológico. É um novo momento do Tribunal de Justiça para melhorar qualidade e a presteza na resposta dos nossos serviços”, declarou.
Completaram a mesa de honra o juiz diretor do Foro Regional de Nossa Senhora do Ó, Rodrigo de Oliveira Carvalho; a defensora pública coordenadora da unidade de Nossa Senhora do Ó, Debora de Vito Oriolo, representando a defensora pública-geral; e o presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), juiz Thiago Elias Massad.
Também prestigiaram a solenidade o secretário municipal de Justiça, André Lemos Jorge, representando o prefeito de São Paulo; os juízes assessores da Presidência do TJSP Paula Fernanda de Souza Vasconcelos Navarro, Rodrigo Nogueira (ambos do Gabinete Civil), Henrique Dada Paiva (Tecnologia da Informação, Planejamento e Gestão) e Cristiano de Castro Jarreta Coelho (Governança de Sistemas); o juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Ricardo Felício Scaff; o juiz diretor do Foro Regional da Lapa, Ary Casagrande Filho; a juíza da 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional da Lapa, Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP (APMTJ), coronel PM Marco Antonio Pimentel Pires, representando o comandante-geral; o chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, delegado de Polícia Tiago Antonio Salvador, representando o delegado-geral; o comandante do 18º BPM/M, tenente-coronel PM Flavio Fontana Ferraresso; o vereador Gilberto Nascimento; a presidente do Instituto de Educação e Assistência Lucia Filippini, irmã Maria Helena de Carvalho; o presidente da Comissão de Justiça do Instituto de Educação e Assistência Lucia Filippini, Pedro Luiz Napolitano; magistrados, integrantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, advogados, representantes de instituições civis e militares e servidores da Justiça.
Mais fotos no Flickr.
Comunicação Social TJSP – RD (texto) / KS (fotos)
Siga o TJSP nas redes sociais: