TJSP na Mídia: Projeto Somos Marias é destaque na TV Tribuna
Iniciativa de magistrada da Comarca de Peruíbe.
O Projeto Somos Marias, vencedor da primeira edição do Prêmio #Rompa, idealizado pela juíza da 2ª Vara da Comarca de Peruíbe, Danielle Camara Takahashi Cosentino Grandinetti, foi destaque no Jornal Tribuna 1ª Edição de terça-feira (8).
A iniciativa começou em 2019 e funciona na Casa das Marias, imóvel anexo ao Fórum de Peruíbe, onde as vítimas de violência doméstica recebem atendimento psicológico, assistencial e suporte jurídico.
À reportagem, Danielle Camara Takahashi Cosentino Grandinetti conta que a ideia do projeto surgiu após um episódio de agressão. “Aquilo me chocou bastante, me mostrou o quanto é naturalizado este tipo de delito na nossa sociedade. Porque um homem se sente tão dono de si, tão ousado, a ponto de agredir uma mulher e achar que vai ficar por isso mesmo? Claro que tomei todas as providências que deveria no momento, e decidi que aquilo não poderia mais acontecer”, conta a magistrada. Mais de 1,2 mil mulheres já foram atendidas.
De acordo com a juíza, um dos motivos que mantém o ciclo de violência é a dependência financeira. Por isso, a iniciativa também oferece oficinas de capacitação. Dessas oficinas nasceu uma cooperativa e a Loja das Marias que, após convênio firmado com a Prefeitura, recebeu box na Praça Ambrósio Baldin, no centro de Peruíbe, para a exposição e venda de parte da produção proveniente das oficinas.
Além de conversar com a magistrada, a matéria também mostrou a história de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e que encontraram amparo no projeto Somos Marias. Confira na íntegra aqui.
Comunicação Social TJSP – AA (texto) / LF (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais: