Comunicação Social

Notícia

Exposição fotográfica no Fórum mostra história da Freguesia do Ó

    O Foro Regional XII - Nossa Senhora do Ó inaugura às 16 horas de amanhã (26/6), uma exposição permanente de fotografias sobre a história do bairro, um dos mais antigos da capital. Na mesma data o Fórum comemora um ano de funcionamento. É o primeiro totalmente informatizado do País, onde todos os processos são digitalizados. 
    A exposição terá cerca de 20 fotos grandes mostrando um pouco da história do bairro, em painéis com cerca de 1,5 metro de altura. Segundo a juíza Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes, da 3ª Vara Cível, organizadora do evento, um dos objetivos da mostra é promover uma integração maior do fórum com a comunidade do bairro. 
    O Foro Regional XII - Nossa Senhora do Ó possui três varas cíveis e duas da Família e das Sucessões, e trabalham no local cinco magistrados, além de 119 funcionários, sendo 60 do Tribunal de Justiça e o restante formado por prestadores de serviços de limpeza, copa, cozinha e segurança além de servidores do Ministério Público e da Defensoria Pública. 

    História 
    O bairro da Freguesia do Ó, com sua praça da "Matriz", lembra em muito as cidades do interior. Agitada à noite pelos barzinhos, restaurantes e pizzarias, guarda traços do passado, com construções antigas e ladeiras de onde se tem a visão da grande cidade que, moderna, lhe serve de contraste.          
    A Freguesia do Ó foi fundada pelo bandeirante conhecido como Manuel Preto, em 1580, portando 26 anos após a fundação de São Paulo de Piratininga.          
    Naquela época de heróis e aventureiros, homens a pé ou a cavalo desbravavam um Brasil recém descoberto à procura de riquezas e conquistas individuais. Em São Paulo, reduto dos bandeirantes, a região onde atualmente fica a Freguesia do Ó, funcionava como rota obrigatória dos que procuravam pelo ouro. O ponto final era no Pico do Jaraguá, que abrigava, na época, as maiores reservas do país.    


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP