Comunicação Social

Notícia

Solenidade no TJSP lembra Revolução de 32

                O Tribunal de Justiça de São Paulo promove na próxima segunda-feira, (7/7), às 17 horas, uma solenidade para comemorar os 76 anos da  Revolução Constitucionalista de 1932.
Na mesma oportunidade, o presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, será um dos agraciados com o recebimento do Colar “Carlos de Souza Nazareth”, instituído pela Associação Comercial de São Paulo. 
                Ao lado do presidente Vallim Bellocchi, também foram indicados à honraria o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Vaz de Lima; o governador José Serra e o prefeito da capital, Gilberto Kassab.
A solenidade será realizada no Salão dos Passos Perdidos do Tribunal de Justiça de São Paulo, à Praça da Sé, s/nº, 2º andar. 
            
            O colar
            

            Criada em 2002, a Comissão Cívica e Cultural da Associação Comercial de São Paulo tem entre seus objetivos a instituição de uma honraria destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela prática de ações relevantes em prol do bem comum. Neste mesmo ano ficou decidido que essa honraria seria concedida na forma de um colar, que levaria o nome de Carlos de Souza Nazareth. 

            Carlos de Souza Nazareth
             
            Era um jovem empresário que tomou posse na presidência da Associação Comercial de São Paulo em fevereiro de 1932, aos 33 anos de idade, ano em que eclodiu o Movimento Constitucionalista de 1932. Foi quando engajou a entidade na luta pela reconstitucionalização do País, arrecadando recursos, chamando voluntários e organizando a logística do movimento.             
            Após a derrota militar paulista, foi preso e deportado para Portugal, retornando ao Brasil somente dois anos depois, com a consolidação da legalidade em nosso País, quando foi eleito deputado à Assembléia Legislativa. No entanto, deixou definitivamente a vida política com o golpe de Getúlio Vargas em novembro de 1937. Carlos de Souza Nazareth morreu em 28 de março de 1951, aos 52 anos de idade.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP