Comunicação Social

Notícia

Justiça em Números: Índice de Atendimento à Demanda no TJSP é superior à média brasileira

Relatório apresenta dados do Poder Judiciário.

 

        O Conselho Nacional de Justiça divulgou hoje (4) o relatório “Justiça em Números” e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) apresentou Índice de Atendimento à Demanda (IAD) de 109,8%. O número é superior à média dos tribunais estaduais brasileiros (104,5%). O IAD reflete a capacidade das cortes em dar vazão ao volume de casos ingressados.

        A produtividade de magistrados e servidores do Judiciário Estadual paulista também é positiva. Cada juiz de São Paulo baixou o equivalente a 2.192 processos no ano, 23,6% acima da média registrada na Justiça Estadual, de 1.773. Com relação aos servidores, foram 158 processos por pessoa, sendo que a média dos tribunais estaduais é de 147.

         

        Destaque

        Em 2016 (ano-base do relatório Justiça em Números lançado hoje), o TJSP passou a receber 100% dos casos novos em formato eletrônico e, neste item, lidera o ranking entre os tribunais de grande porte.

        Outro item liderado pelo Tribunal paulista é o número de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) instalados no Estado. Na data de conclusão do relatório eram 191, e hoje, já existem mais de 200. A conciliação é uma politica adotada pelo CNJ desde 2006 e os Cejuscs foram criados pela Resolução 125/10.

 

        Relatório

        O “Justiça em Números” reúne dados de 90 tribunais – 27 do Judiciário Estadual, além dos superiores e da Justiça especializada. O trabalho é realizado desde 2004. A 13ª edição, lançada hoje, aponta que o Poder Judiciário finalizou o ano de 2016 com 79,7 milhões de processos em tramitação. Desse total, 20,2 milhões estão na Justiça Estadual paulista, o que representa 25% dos processos do Brasil. 

        Veja a íntegra do relatório

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / CNJ (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP