Comunicação Social

Notícia

Palácio da Justiça recebe estudantes de Direito da USP

        Um grupo de aproximadamente 250 estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) visitou hoje (1º) o Palácio da Justiça do Tribunal paulista. Os universitários foram recebidos pelo presidente da Corte, desembargador Ivan Sartori, que, diante de um Salão do Júri lotado, falou sobre o funcionamento do Judiciário. “É uma satisfação receber os alunos da Faculdade de Direito da USP nesta Casa. É aqui neste Tribunal que resolvemos os conflitos da sociedade. Agradeço a presença dos senhores.”

        Para o presidente, aproveitar os anos na faculdade para estudar é essencial para o sucesso profissional. “Estudem durante o curso. Espero que um dia possa ver um dos senhores ou uma das senhoras sentados nesta cadeira que hoje ocupo”, recomendou.

        O juiz assessor da Presidência do TJSP, Guilherme de Macedo Soares, fez breve relato sobre a magistratura. Ele iniciou sua fala perguntando quem, entre os presentes, gostaria de ser juiz após concluir o curso. O magistrado também explicou aos estudantes como é feito o ingresso na carreira e as promoções que os juízes devem ter para alcançar o cargo de desembargador. “Vocês têm sorte de cursar a melhor faculdade de Direito do país. É a faculdade que mais traz juízes para o nosso Tribunal. A carreira de juiz é maravilhosa, mas para quem tem vocação. É uma carreira que nos dá muitas alegrias, mas que é bastante difícil também. Deve-se, realmente, ser vocacionado.”

        O juiz Rodrigo Capez, também assessor da Presidência, lembrou de quando ingressou na Faculdade de Direito da USP. “Foi uma sensação de vitória”, disse. O magistrado, que falou sobre a longa caminhada trilhadas pelos universitários até atingirem seus objetivos, orientou-os a jamais desistir diante dos obstáculos. “Invistam em vocês. Estudem. Levem a faculdade com muita seriedade e sigam sua verdadeira vocação. Não há nada mais cruel do que ser condenado a trabalhar com aquilo que não gostamos.“

            O poeta Paulo Bomfim - decano da Academia Paulista de Letras - declamou um poema que fez para lembrar da época em que estudou na Faculdade de Direito da USP, na década de 1950. "Lembranças da São Francisco / Eu canto com emoção / Em cada canto do Largo / Eu largo meu coração."

            A visita dos estudantes ao Palácio acontece todos os anos, com os calouros do curso de Direito. O organizador do encontro é o professor José Fernando Simão, que dá aulas de Direito Civil na faculdade. Para ele, a visita de hoje foi especial, pois foi a primeira vez que o presidente do TJSP recebeu o grupo pessoalmente. Segundo o professor, as visitas têm o objetivo de fazer com que os estudantes conheçam o prédio e entendam um pouco mais do funcionamento do Judiciário. “É uma grande alegria ser recebido aqui. Só tenho a agradecer ao Tribunal.”

            Entre os quase 250 alunos presentes – pelo menos 220 eram calouros – estava Victória, de 19 anos, que veio de Campinas para cursar Direito na Faculdade do Largo de São Francisco. “Gostei muito. É um lugar muito bonito. Além disso, as palavras foram muito incentivadoras. Foi realmente muito bom”, disse ela, que pretende ser juíza após concluir a graduação.

 

            Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS (fotos)

            imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP