Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura novos retratos de desembargadores

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou hoje (16) os retratos dos desembargadores José Santana, ex-vice-presidente; Ciro Pinheiro e Campos, ex-presidente da Seção de Direito Criminal; Fernando Antonio Maia da Cunha, ex-presidente da Seção de Direito Privado e Luis Antonio Ganzerla, ex-presidente da Seção de Direito Público da Corte paulista. Todos os desembargadores ocuparam os cargos durante o biênio 2010-2011.

        A solenidade, que aconteceu no corredor de acesso à Vice-Presidência, no 5º andar do Palácio da Justiça, teve início quando o desembargador Sidney Romano dos Reis, orador em nome do TJSP, falou sobre os homenageados. “Somos homens virtuosos por termos em nossas fileiras pessoas que honraram a toga, que continua e continuará sempre imaculada. Suas excelências são exemplos de amor à causa pública e ao próximo. Eis aqui verdadeiros magistrados, homens de bem e vocacionados.”

        O desembargador Luis Antonio Ganzerla, que falou em nome de todos os homenageados, lembrou dos problemas enfrentados durante o período em que ocupou o cargo de presidente da Seção de Direito Público. “Cabe lembrar os momentos de companheirismo que sempre uniram nossas gestões, até mesmo nas divergências e dificuldades, as quais não foram poucas. Mas, não sem muito esforço e dedicação, alcançou-se o término das gestões, com a satisfação do dever cumprido, alicerçado e pavimentado o caminho para outros colegas.”

        “Surgiu agora”, continuou, “com a benevolência desta centenária Corte em nos ofertar a elevada honra de apor nossos retratos em locais de destaque, homenagem a qual não almejávamos nem esperávamos quando ingressamos na magistratura paulista”.

        José Santana, que se aposentou no último mês de dezembro, falou sobre como estava se sentindo. “Estamos muito honrados e agradecidos pela homenagem que o Tribunal nos oferece. Esta solenidade, antes de tudo, deve ser vista como um tributo à memória desta Corte. Exerci a vice-presidência com muito gosto e hoje retorno para rememorar um momento gratificante da minha carreira. Muito obrigado a todos.”

        Para o desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro, presidente da Seção de Direito Criminal e orador em nome dos presidentes de seção, é “desnecessário enaltecer as qualidades dos homenageados, pois não só pela dedicação e zelo deixaram marcadas suas gestões na história desta Corte. A todos os homenageados nossos sinceros agradecimentos”.

        O vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, citou palavras do poeta Paulo Bomfim para falar aos homenageados. “Este retrato retrará a vida de um grande homem. A partir de agora, José Santana integra a galeria de seus pares.” “Estas palavras”, disse ele, “foram escritas pelo poeta Paulo Bomfim e eu gostaria de entregá-las ao José Santana como um presente nosso e do TJSP.”

        Ao encerrar a cerimônia, o presidente Ivan Sartori parabenizou os homenageados. “Dizem que a instituição fica e nós passamos. Mas, nem por isso os grandes exemplos deixam de ser lembrados. Esses exemplos estão marcados indelevelmente nas galerias do TJSP.”

        À solenidade estiveram presentes também os desembargadores José Renato Nalini, corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo; Samuel Alves de Melo Júnior, presidente da Seção de Direito Público; Antonio José Silveira Paulilo, presidente da Seção de Direito Privado; o secretário-adjunto de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, representando a secretária e o governador do Estado de São Paulo; o subprocurador-geral de Justiça, Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; o defensor público, coordenador do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Pedro Giberti, representando a defensora-pública-geral do Estado de São Paulo; o desembargador Henrique Nelson Calandra, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); a desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados; o ministro Sidney Sanches; Jayme Martins de Oliveira Neto, presidente do Instituto Paulista de Magistrados; o desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o desembargador Mohamed Amaro, ouvidor do TJSP; o desembargador Paulo Henrique Barbosa Pereira, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo; o desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal, ex-corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo; Washington Epaminondas Medeiros Barra, presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o delegado de polícia assistente da Delegacia Geral de Polícia, Fabio Augusto Pinto, representando o delegado-geral de Polícia do Estado de São Paulo; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Carlos Fernando de Faria Kauffmann, representando o presidente; o acadêmico Paulo Bomfim, orientador do Cerimonial e Relações Públicas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e decano da Academia Paulista de Letras, além de representantes, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Defensoria Pública, desembargadores, juízes, servidores do Poder Judiciário, familiares e amigos dos homenageados.

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DS (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP