Comunicação Social

Notícia

Judiciário paulista participa de palestra no Secovi-SP

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, participou hoje (17), no Sindicato da Habitação (Secovi-SP), do encontro “Olho no Olho” falando sobre o tema “O Desafio de Modernizar o Maior Tribunal do País”.
        Em suas palavras de acolhida o presidente do Secovi e reitor da Universidade Secovi, Claudio Bernardes, enalteceu o dinamismo do presidente do TJSP e suas iniciativas de modernização e melhorias para “evitar uma justiça tardia”. Bernardes ressaltou o apoio ao Judiciário na busca de autonomia e o proveito que os participantes tirariam desse encontro com o presidente do Tribunal de Justiça.  Ele suscitou referências a fatos recentes que envolveram a participação direta da presidência, como o caso Pinheirinho e Nova Luz, “temas que convergem diretamente com o Estado de Direito, que tanto defendemos, ou seja, o direito adquirido, o direito de propriedade e, por fim, a indispensável segurança jurídica”, disse Bernardes para quem a atividade imobiliária precisa de previsibilidade.
        Ivan Sartori agradeceu a calorosa recepção e iniciou suas palavras descrevendo o trabalho recluso do magistrado – introspectivo, quieto, que deixa de lado a vida familiar e o horário de laser para se entregar ao julgamento de interesses das partes envolvidas nos processos. O presidente enfatizou as modificações administrativas nos primeiros meses de gestão, falou da necessidade de contato permanente com os integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo e da adequação de orçamento do Tribunal de Justiça frente ao crescente número de ações que tramitam na Justiça.
        Não deixou de cita o investimento realizado em informatização, falou da recente lei que permitiu a criação de cargos de assessores jurídicos para magistrados de primeiro grau, da criação do Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento dos Servidores do Tribunal de Justiça (Cetra), do projeto social do TJSP, com a criação do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC), publicado no DJE de hoje, da relação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a questão dos precatórios, da reformulação da Lei de Execuções Penais e das questões indagadas como os procedimentos da Justiça na desapropriação do Pinheirinho, em São José dos Campos, e dos procedimentos técnicos das liminares, como a impeditiva à realização do projeto Nova Luz, obra de revitalização no centro de São Paulo. Sartori também falou sobre a administração participativa que realiza no Judiciário do Interior do Estado e da necessidade de a administração, cada vez mais transparente, estar sempre próxima da sociedade.
        Um ponto novo foi a possibilidade de o TJSP firmar parceria com a Câmara de Mediação do Secovi-SP, “serviço de grande relevância para contribuir na resolução de conflitos, evitando que novos processos se somem aos milhares que atravancam o Judiciário”. O deputado estadual Fernando Capez, presente ao encontro, fez referência à implantação de núcleos de mediação, a exemplo do que já pratica o Secovi-SP na esfera imobiliária, que o TJSP tem realizado. “Espaços para resolver conflitos antes de se converterem em processos, com economia aos cofres públicos e celeridade no atendimento à população.”
        Ivan Sartori aproveitou a presença do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini, para agradecê-lo publicamente pelo muito que tem ajudado na administração do Tribunal e pelo trabalho inovador que tem realizado na Corregedoria-Geral da Justiça.
        Além de ex-presidentes e de integrantes do Secovi, participaram do evento o secretário Municipal da Habitação e presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), Ricardo Pereira Leite; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antonio Carlos do Amaral Filho; o ex-presidente e integrante do Consultivo do Secovi, Paulo Germanos; o cônsul-geral da Bolívia em São Paulo, Jaime Valdivia Almanza; os juízes assessores da Presidência Guilherme de Macedo Soares, Regis de Castilho Barbosa Filho e João Baptista Galhardo Júnior, desembargadores, juízes e convidados.
    
        Comunicação Social TJSP – JF (texto) / RS (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP