Comunicação Social

Notícia

Tribunal de Justiça participa de homenagem ao Exército na Alesp

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, participou na manhã desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de São Paulo, de homenagem ao Exército Brasileiro de iniciativa do deputado estadual Fernando Capez.

        A sessão solene foi aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Barros Munhoz. “O deputado Capez externou o sentimento de São Paulo ao promover essa solenidade em homenagem ao nosso Exército e seu patrono, Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.”

        Após a abertura, Barros Munhoz  passou a palavra a Fernando Capez, que enalteceu a instituição. “Gigante pela própria natureza! A letra do hino retrata o gigantismo que é a nossa nação, pelas dimensões territoriais. Se hoje o Brasil tem essa grandeza, isso se deve à atenção serena e segura de nossas Forças Armadas, na data de hoje em especial o Exército”, completou. O deputado prosseguiu dizendo “ser preciso que a sociedade saiba que a atividade militar é quase um sacerdócio, não pela remuneração, mas pelo sentimento maior, resgatando o amor pelo País”.

        O presidente do TJSP, desembargador Ivan Sartori, falou de sua satisfação em  participar da homenagem. “O Dia do Soldado representa mais que uma homenagem, representa o dia do patriotismo nacional. Diante desses anos todos, óbices e dificuldades, honrosamente percebemos o trabalho do Exército ao defender com bravura nosso País e ao promover trabalhos sociais.” Ivan Sartori agradeceu a homenagem que recebeu na última sexta-feira (24) – a Medalha do Pacificador –, honraria concedida a civis e militares, brasileiros e estrangeiros que prestaram relevantes serviços ao Exército. Ele, também, lembrou o grande trabalho que o Exército presta junto ao Judiciário, citando como exemplo a destruição de armas apreendidas que ficavam nos fóruns e que ofereciam risco à sociedade. “O Tribunal de Justiça é parceiro do Exército e fazemos questão de reverenciá-lo”, completou o presidente.

        A solenidade contou, ainda, com entrega de diplomas de honra ao mérito a três integrantes do Exército: general de Brigada Carmo Antonio Russ; general de Divisão Floriano Peixoto Vieira Neto e general de Divisão João Camilo Pires de Campo. Na sequência, houve a entrega da placa de homenagem ao general de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, que discursou em nome da instituição. “A figura do patrono é fundamental para instituição armada, para que ele seja o grande referencial dos seus integrantes. Temos inúmeros heróis que souberam honrar e Duque de Caxias foi quem melhor representou o Exército brasileiro. Dois traços do perfil que mais retratam o nosso patrono: o empenho pela integridade do País e o espírito pacificador, sagrado a todos nós”, enfatizou.

        A solenidade contou com a apresentação musical comandada pela regente Karla Velani e pela pianista Roberta Brandi, dos alunos Guri Santa Marcelina, programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para crianças e adolescentes.

        Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nasceu em 25 agosto de 1803. Foi escolhido Patrono do Exército brasileiro pelos seus valores, bravura, honradez, desambição pessoal, profundo amor ao Brasil e, principalmente, pela sua liderança. Buscou-se um soldado modelo, cujos princípios não desbotassem com o tempo e servissem como referencial permanente a impulsionar gerações que se sucederiam. Restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria. Daí ter passado à História com o cognome de "O Pacificador".

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / GD (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP