Comunicação Social

Notícia

“Juntos fazemos justiça” é tema da 2ª Semana Cultural de Piraju

        Pelo segundo ano consecutivo, a população de Piraju e região pode conhecer o Poder Judiciário local que vai além das pilhas de processos. Um fórum em que servidores e magistrados se empenharam na realização da Semana Cultural da comarca, que completa 120 anos de existência. A semana busca a valorização do servidor e seus talentos como peça chave da promoção humana, sob o título Juntos Fazemos Justiça.

        A Semana Cultural aconteceu entre os dias 20 e 24 deste mês, das 9 às 19 horas, e contou com uma programação variada, que abrangeu desde o resgate histórico da cidade até o plantio de duas mudas de pau-brasil. Diariamente, o público teve a oportunidade de prestigiar a exposição de fotos do acervo municipal “Praças: Resgate Histórico”; assistir à projeção de um filme sobre a história da cidade e ainda admirar telas e fotos de servidores, artistas anônimos funcionários do fórum.

        A abertura aconteceu na segunda-feira (20) com uma bênção ecumênica, do pastor João Batista e do padre Rivanildo, que distribuíram o Pão da Paz aos presentes.

        Em seguida, o médico Wandercy Bérgamo falou sobre Fundamentos Sobre Acidente de Trabalho - Saúde Mental e Acidente de Trabalho. DORT.

        Na terça e na quinta-feira, o fórum recebeu a visita de cerca de 200 alunos do 1º ano do ensino médio que conheceram a rotina do Judiciário. Os estudantes foram divididos em quatro turmas e tiveram a oportunidade de fazer um tour pelas dependências do fórum, conhecer celas, sala do júri, de audiências, além do andamento de processos, em especial o trabalho realizado na Vara da Infância e Juventude, ocasião que tiraram suas dúvidas e tiveram respostas dos próprios funcionários do cartório que explicaram de uma maneira simples, de fácil entendimento.

        A sessão de “tira-dúvidas” dos estudantes não terminou por aí, pois eles foram assistir à palestra com o juiz da Vara Judicial que acumula os processos da Infância e da Juventude, Ítalo Fernando Pontes de Camargo Ferro, que explicou a função dos três Poderes, demonstrando a importância do Poder Judiciário na realização do Direito e função na sociedade para estabelecimento dos direitos. Eles não perderam tempo, perguntaram ao juiz como ele se sente como magistrado e como ele chega à decisão. Ítalo Ferro esclareceu o que é uma sentença e a sua diferença do acórdão. Nesse mesmo dia, o Coral IPI Piraju abrilhantou o ambiente.

        O meio ambiente fez parte da pauta, Um novo saber ambiental foi tema da palestra proferida pelo técnico em saneamento ambiental, Eduardo Irineu Francisco Júnior, na quarta-feira. Após a palestra, os funcionários Álvaro Pedro e José Jair Cardoso plantaram uma muda de árvore cada um.

        No penúltimo dia, além das visitas monitoradas de alunos do ensino médio, houve também apresentação de músicos, servidores do fórum.

        Para finalizar, na sexta-feira, a apresentação musical ficou a cargo do Projeto Guri e também o advogado e jurista pirajuense, Ricardo Castilho proferiu palestra sobre Carreiras Jurídicas, Direitos Humanos e Cidadania.

        A interação dos visitantes era geral, ninguém ficou de fora, nem mesmo o maestro Mário Nelli que foi ao fórum assistir à apresentação dos funcionários, mas acabou tendo que dar uma "palinha", cantando duas músicas.

        Outra iniciativa foi a montagem de uma galeria de fotos permanente dos funcionários de Piraju, que está exposta no corredor do andar térreo. "Todos aqui têm seu lugar. Os funcionários dão sua vida aqui dentro, pessoas choram ao ver sua foto ou de parentes", declarou Reinaldo Motta Rodrigues, um dos quatro organizadores do evento. A comissão é formada também pelos servidores Mônica Corcovia, Marco Antonio de Almeida Mello e Marcos Antonio da Silva.

        Reinaldo Rodrigues ressaltou que o mérito da Semana Cultural é totalmente do servidor Álvaro Pedro, do setor de distribuição. "Os créditos são 100% dele, pois foi ele o idealizador que, após receber o apoio da juíza Camile de Lima e Silva Bonilha, formou um grupo e conseguiu realizar no ano passado a 1ª Semana Cultural", concluiu.

 

        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / WMS produções (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP