Comunicação Social

Notícia

Fórum digital do Butantã completa um ano de sua inauguração

        O Foro Regional XV – Butantã promoveu ontem (5) uma festa de confraternização para marcar o primeiro ano de sua inauguração. O fórum é um dos 12 totalmente digitalizados do Estado, com processos virtuais, sinônimo de rapidez, segurança e transparência a serviço da população, em geral. A juíza Margot Chrysostomo Corrêa, diretora do fórum destaca que os benefícios de um fórum digital são percebidos diretamente por magistrados e servidores, que trabalham em outro tipo de ambiente, com muito mais espaço. E pelos advogados, que necessitam se locomover menos vezes ao fórum e acabam ganhando mais tempo, por exemplo, para protocolizar um documento, que nos fóruns normais tem que ser feito até o fim do expediente, às 19 horas, e agora tem até às 23h59 (ao fim do dia), pela internet.

        Da mesma maneira, a juíza Renata Coelho Okida, da 1ª Vara Cível, lembra que logo após a instalação havia uma certa resistência dos advogados no que se refere ao peticionamento eletrônico, que foi sendo vencida aos poucos e atualmente praticamente já não existe mais. Ela também enfatiza a melhoria no atendimento no balcão, mais prático e rápido, gerando uma diminuição do estresse entre os servidores que exercem essa função, normalmente desgastante.

        O fórum tem duas varas Cíveis, duas de Família e das Sucessões e uma Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Além dessas, encontra-se atualmente provisoriamente instalada a Vara da Região Sul 2 de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Trabalham no fórum 68 servidores e cerca de 300 pessoas circulam diariamente pelas dependências do prédio. Atualmente tem ao todo 6.915 processos em andamento, dos quais 871 deram entrada somente no mês de julho.

        O fórum – Adaptado em um prédio onde funcionava uma casa de materiais de construção, o Foro Regional XV – Butantã possui piso elevado sob o qual estão instaladas tomadas elétricas e pontos da rede de informática. O sistema de ar-condicionado atende todas as salas e corredores, e a rede hidráulica reutiliza a água da chuva para uso nos banheiros. Além do fórum de Butantã, também são digitais o Foro Regional XII – Nossa Senhora do Ó, o Juizado Especial Cível Central – Vergueiro, o Fórum de São Luís do Paraitinga e os Foros Distritais de Artur Nogueira, Buri, Flórida Paulista, Nazaré Paulista, Ouroeste, Pirangi e Salto de Pirapora.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP