Comunicação Social

Notícia

8ª Câmara homenageia desembargador Osni de Souza

        Pela segunda vez, o desembargador Osni de Souza, que deixa a toga neste mês em razão da aposentadoria, é homenageado por seus pares. A primeira foi feita pelo 4º Grupo de Câmaras de Direito Público no último dia 24. Ontem (31), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori, a 8ª Câmara de Direito Público se despediu do colega. 
        Presidida pelo desembargador Antonio Luis de Carvalho Viana e integrada pelos desembargadores João Carlos Garcia, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, José Jarbas de Aguiar Gomes e Rubens Rihl Pires Corrêa, a homenagem contou com a manifestação de todos os integrantes e com a mensagem, lida pelo presidente, do desembargador Dimas Borelli Thomaz Júnior. O desembargador Euvaldo Chaib Filho também compareceu para prestigiar o colega. “Foi o melhor juiz criminal e melhor juiz cível que conheci.”
        Oriundo do Ministério Público, Osni de Souza angariou amigos e admiradores nos anos em que atuou na área do Direito. Segundo o desembargador João Carlos Garcia, encarregado pela mensagem dirigida ao magistrado, a vida nem sempre foi fácil. Amigos desde a faculdade, o desembargador se emocionou ao contar algumas passagens do ser humano, do julgador, do pescador e jogador de futebol, que se aventurava em algumas peladas.
        Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, José Jarbas de Aguiar Gomes e Rubens Rihl Pires Corrêa falaram ressaltaram a capacidade jurídica e as características “da grande figura humana que deixa o Tribunal de Justiça”. O procurador de Justiça André Luís Marcassa também manifestou a sua admiração pela atuação do desembargador, desejando-lhe sucesso em outras searas.

        Para o presidente do TJSP, “Osni de Souza é referência na magistratura com seu humor picante, que nos traz alegria, seu conhecimento, seu caráter e sua forma discreta de ser”. O presidente Sartori lembrou-se de quando integraram a mesma turma julgadora no extinto Tribunal de Alçada Criminal: o homenageado relator, Euvaldo Chaib Filho revisor e Ivan Sartori 3º juiz. “Você plantou carinho, amor e ensinamentos. Com essa juventude que aparenta estará ativo por muito tempo ainda e a Presidência estará sempre, com o café no bule, para recebê-lo.”

        O desembargador Osni de Souza disse que os fatos do passado relatados pelos colegas lhe são muito caros. “Em minha vida procurei seguir princípios e pessoas que aprendi a respeitar, para fazer minhas atividades com seriedade e com humor. É preciso brincar até com as coisas sérias sem perder a seriedade.” Grato pelos juízes que o cercaram – pessoas que julgam com a alma – e pelos servidores com quem trabalhou, disse o homenageado: “tive a felicidade de conviver com gente muito boa. Meu último revisor aprimorava meus votos e tornava minhas decisões mais justas. Não me sinto tolhido pela idade, mas é hora de ir embora. Afasto-me dos processos, mas não das pessoas”.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP