Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura Posto Avançado de Atendimento Judiciário no Simpi

        O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (30/3), um Posto Avançado de Atendimento Judiciário na sede do Simpi - Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do TJSP, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi. 
        No Posto Avançado, as audiências serão presididas por conciliadores selecionados e treinados pelo TJSP, visando à tentativa de conciliação e homologação judicial de acordos obtidos, sem ônus para o Poder Judiciário, de forma a contribuir para a pacificação de conflitos. Inicialmente, contará com uma equipe de dez pessoas entre conciliadores e profissionais de apoio. 
        Um dos diferenciais da nova unidade é a utilização de recursos tecnológicos para tornar o processo ainda mais seguro e rápido. Os acordos serão homologados on-line pelo juiz responsável, por meio da Intranet do Tribunal de Justiça, e validados por certificação digital. 
        Podem ser levadas ao Posto Avançado questões envolvendo direito do consumidor, planos de saúde, cobranças em geral, despejo para uso próprio, conflitos de vizinhança, execução de títulos e acidentes de trânsito. O sistema não aceita reclamações trabalhistas. 
        Estiveram presentes à inauguração, entre outras autoridades, o juiz  Roberto Maia, Coordenador do Setor de Conciliação do Fórum João Mendes e responsável pelo Posto de Atendimento, e o presidente do Simpi, Joseph Couri, que agradeceu, em sua fala, à confiança depositada pelo Tribunal de Justiça, com a instalação do Posto Avançado de Atendimento. E fez votos de ser marcado um próximo encontro para comemorar os resultados do novo serviço. 
        O juiz Roberto Maia lembrou ser este o segundo posto avançado de conciliação instalado. O primeiro foi resultado de uma outra parceria, entre o TJSP e a Associação Comercial de São Paulo, instalado em 15 de abril do ano passado, também totalmente informatizado. O magistrado lembrou em seu breve discurso uma promessa do então presidente eleito do TJSP, em dezembro do ano passado, de uma administração participativa da comunidade judiciária: “vamos trabalhar com o diálogo; aqui é o que mais ocorrerá”, afirmou Bellocchi após vencer o pleito. O juiz recordou também a firme intenção do presidente do TJSP, mais recentemente, durante a inauguração do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em janeiro passado, de uma ampla parceria entre o Judiciário e a sociedade civil. 
        O presidente Vallim Bellocchi encerrou a cerimônia, ratificando  sua intenção de firmar parcerias com entidades, como já aconteceu em relação à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), além da Associação Comercial. Para ele a conciliação é um caminho inevitável a ser seguido. O desembargador ressaltou que o Tribunal de Justiça de São Paulo embora seja uma instituição antiga não é atrasada e vem se empenhando para estabelecer uma rede lógica. O presidente enfatizou que a conciliação vem ganhando cada vez mais espaço , levando à sociedade a marca da credibilidade e que parcerias como a firmada hoje é que irão dar a resposta que se deseja. 
        O Posto Avançado de Atendimento Judiciário TJSP / Simpi funcionará na Av. Rebouças, 1206, no horário das 10 às 17 horas.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP