Comunicação Social

Notícia

Jales e Santa Fé do Sul recebem instalação de varas


O Tribunal de Justiça de São Paulo instalou na última sexta-feira (19/10), a Vara do Juizado Especial Cível de Jales e também a 3ª Vara de Santa Fé do Sul.
As duas solenidades contaram com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Luiz Limongi. Até o final do deste ano, o TJ instalará cerca de 100 novas varas do Juizado em todo o Estado.Jales é sede da 55ª Circunscrição Judiciária que abrange também as cidades de Urânia, Paranapuã, Auriflama,  Palmeira D´Oeste e Santa Fé do Sul.                
Circulam diariamente pelo fórum cerca de 200 pessoas; 120 funcionários dão andamento em aproximadamente 12 mil processos que estão distribuídos nas quatro varas cumulativas. O Juizado Especial Cível na cidade tem 4.407 processos em andamento e, em média 260 novas ações dão entrada mensalmente. Os processos do Juizado serão remanejados para a vara nova.
Com a instalação da Vara do Juizado Especial Cível, a população ganha um juiz titular que se dedica exclusivamente à vara, melhorando a prestação jurisdicional. A Vara do Juizado será coordenada pelo juiz Pedro Manoel Callado Moraes. O juiz diretor do fórum é Eduardo Henrique de Moraes Nogueira. “O povo precisa de moradia, saúde, educação e também de Justiça. Por isso estamos aqui para instalar mais uma vara. Isso significa maior agilidade e celeridade no andamento processual”, salientou  Limongi.              
Em Santa Fé do Sul, o Judiciário local conta com 86 funcionários, e aproximadamente 180 pessoas circulam diariamente no fórum. O juiz diretor é José Gilberto Alves Braga (foto). O juiz responsável pela 3ª Vara é Gustavo Nardi. Santa Fé do Sul possui duas varas cumulativas, um Juizado Especial Cível e uma Unidade Avançada do Judiciário. Estão em andamento na Justiça local 14.370 processos e em setembro entraram 651 novas ações. Em seu discurso, o presidente do TJSP  falou da importância da informatização do Judiciário e da padronização dos procedimentos judiciais. Ele frisou: “A informatização é muito importante, no entanto, temos que nos lembrar que o computador não tem sentimento, não tem amor, não tem paixão. Quem tem sentimento, amor e paixão são os nossos funcionários. São pessoas dedicadas ao serviço. Juízes e funcionários formam uma só ala de soldados para melhor atender a população”. O presidente do TJ recebeu o título de Cidadão Jalesense e Cidadão Santa-fe-sulense pelos serviços prestados à comunidade.     
Próximos eventos   Hoje, dia 22, às 11h, foi  instalada  a Vara do Juizado Especial de Itapevi; às 14 horas, será a do Juizado Especial Cível e Criminal de Poá; e às 16 horas, a 3ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional do Tatuapé (Zona Leste da capital). Amanhã, dia 23, às 11h acontece a instalação da 2ª Vara Criminal e da Vara do Juizado Especial Cível de Jaú e, às 15h30, Bauru recebe a 2ª Vara da Fazenda Pública.     


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP