Comunicação Social

Notícia

Presidente encerra visita à 47ª Circunscrição Judiciária

    Depois de se reunir com magistrados da região do Vale do Paraíba na última quinta-feira (23/7), no Fórum Cível de Taubaté, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, encerrou neste sábado (25/7) sua viagem à 47ª Circunscrição Judiciária, com visita aos Fóruns de São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.
    Na sexta-feira (24/7), o desembargador foi recebido nos Fóruns de Pindamonhangaba, Tremembé e São Luiz do Paraitinga.
    Em São Bento do Sapucaí, o presidente Vallim Bellocchi, em conversa informal com juízes, o prefeito municipal, entre outras autoridades, falou um pouco sobre a estrutura do Tribunal de Justiça e elogiou o foro local, o qual considera modelar. Em seguida, visitou a Casa de Cultura Miguel Reale, onde há um memorial em homenagem ao ilustre jurista, que nasceu naquela cidade. 
    Essa foi mais uma etapa de visitas que o presidente vem fazendo a diversas regiões do Estado – iniciadas em agosto do ano passado na comarca de Monte Alto. Desde então, já manteve reuniões com magistrados de mais de 50 comarcas. Até o final de sua gestão, em dezembro, pretende ter visitado todas as 56 Circunscrições Judiciárias do Estado.
    O objetivo dessas viagens, de acordo com o desembargador, é conhecer mais de perto a realidade do Poder Judiciário paulista, além de prestigiar os juízes das comarcas do interior e as cidades que visita. 

Taubaté

Localizada a 144 quilômetros da capital, Taubaté tem 272.012 habitantes (IBGE/2008). O Judiciário do município abriga cinco Varas Cíveis, três Criminais, duas Varas das Execuções Criminais, uma Vara da Família e das Sucessões, uma da Fazenda Pública, uma da Infância e da Juventude e uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal. Atualmente, estão em andamento na Justiça local 137.524 processos. Em junho, 3.825 feitos foram distribuídos.
Trabalham no Fórum de Taubaté, que se subdivide em quatro prédios, 316 funcionários e cerca de 6 mil pessoas circulam diariamente pelas suas dependências. A juíza diretora do fórum é Eliza Amélia Maia Santos de Toledo Piza, responsável também pela 4ª Vara Cível.

Pindamonhangaba

Com população estimada de 144.665 habitantes (IBGE/2008), Pindamonhangaba localiza-se a 146 quilômetros de São Paulo.
A comarca conta com três Varas Judiciais, uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e um Anexo de Execuções Fiscais. O juiz diretor do fórum é Alessandro de Souza Lima, que responde pelos trabalhos da 3ª Vara Judicial.
Nos três prédios do Judiciário local, trabalham cem funcionários e cerca de 250 pessoas circulam por suas dependências diariamente.
Segundo dados da Corregedoria Geral da Justiça, Pindamonhangaba tinha em junho 38.338 processos em andamento.

Tremembé

Tremembé tem, segundo dados do IBGE, 40.601 habitantes e fica a 135 quilômetros da capital paulista.
A comarca possui duas Varas Judiciais, um Juizado Especial Cível, um Juizado Informal de Conciliação e uma Seção de Anexo das Fazendas.
No prédio do fórum, trabalham cerca de 60 funcionários e duzentas pessoas, em média, passam por dia por suas dependências. Atualmente, 22.440 processos estão em andamento na Justiça local.
A juíza diretora é Márcia Beringhs Domingues de Castro, responsável pela 2ª Vara Judicial.

São Luiz do Paraitinga

Um dos 29 municípios paulistas considerados Estâncias Turísticas pelo governo do Estado, São Luiz do Paraitinga fica a 170 quilômetros de São Paulo e tem cerca de 12 mil habitantes.
Renata Martins de Carvalho Alves é a juíza diretora do Fórum de Paraitinga e responsável pela única Vara Judicial da comarca, que também conta com um Juizado Especial Cível e Criminal e um Juizado Informal de Conciliação.

São Bento do Sapucaí

Localizada a 209 quilômetros da capital, a cidade São Bento do Sapucaí tem uma população estimada de 10.918 habitantes.
No fórum da comarca, funcionam uma Vara Judicial, um Juizado Especial Cível e Criminal e um Juizado Informal de Conciliação.
Trinta e quatro funcionários trabalham no prédio do Judiciário local, por onde circulam cerca de 60 pessoas por dia.
Segundo estatística do mês de junho, São Bento do Sapucaí tem 2.630 processos em andamento, dos quais 1.193 são execuções fiscais.
O juiz diretor do fórum é Pedro Flávio de Britto Costa Junior.  

Campos do Jordão

Com uma população estimada de 46.332 habitantes (IBGE/2008), Campos do Jordão fica a 189 quilômetros de São Paulo.
No Judiciário da cidade, funcionam duas Varas Judiciais, um Juizado Especial Cível e Criminal, um Juizado Informal de Conciliação e um Serviço de Anexo das Fazendas.
Trabalham na comarca de Campos do Jordão setenta funcionários e, diariamente, 150 pessoas passam por suas dependências. O juiz diretor, em substituição a Paulo de Tarso Bilard de Carvalho, que está em licença, é Gustavo Dall’Olio, responsável também pela 1ª Vara Judicial.
Estatística mais recente da Corregedoria Geral da Justiça mostra que 39.181 processos estão em andamento no Fórum de Campos de Jordão.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP