Comunicação Social

Notícia

TJSP abriga encontro ítalo-brasileiro sobre adoção

        A Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo (CEJAI) promove até a próxima quinta-feira (10/9) o encontro de intercâmbio de experiências na adoção, com a participação de representantes de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. 
        A iniciativa conta com a parceria da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Conselho de Ministros da República Italiana – Comissão para Adoções Internacionais e o Instituto Degli Innocenti de Florença.         
        As atividades estão sendo desenvolvidas por magistrados e profissionais do Poder Judiciário brasileiro e italiano, bem como representantes de organismos italianos autorizados e credenciados para atuar na adoção, e outros órgãos não judiciários que atuam em projetos direcionados à infância e juventude. 
        A idéia surgiu em dezembro passado, quando aconteceu o seminário ítalo-brasileiro em Brasília e foi proposto à Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo (CEJAI) a realização desse projeto experimental. 
        Além das palestras, a delegação italiana visitará abrigos e varas da Infância e Juventude e conhecerá projetos que estão sendo desenvolvidos em prol da criança e do adolescente.             
        O desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando o presidente do TJSP, Roberto Antonio Vallim Bellocchi falou da importância desse intercâmbio de experiências e dos benefícios que serão trazidos, especialmente, aos juízes de 1ª Instância que trabalham diretamente com o tema.             
        Na sua exposição, o juiz auxiliar da Corregedoria e secretário da CEJAI, Raul Khairallah, representando o Corregedor Geral da Justiça do Estado, falou sobre o trabalho da CEJAI e ressaltou que cerca de 80% das adoções internacionais realizadas entre 2004 e 2008 foram de pretendentes italianos.             
        Na parte da manhã, falaram a coordenadora da Autoridade Central Administrativa Federal do Brasil, Patrícia Lamego de Teixeira Soares e a professora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e Adolescente da Pontifícia Universidade de São Paulo (NCA/PUC-SP), Myriam Veras Baptista. Falaram ainda, os juízes do TJSP, Eduardo Rezende Melo, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho e Richard Paulro Pae Kim. À tarde, assistentes sociais e psicólogos no Tribunal paulista mostraram como vem sendo construído um grande banco de dados para subsídio de políticas públicas. Houve ainda, apresentação de projetos voltados às crianças e adolescentes. Amanhã (9/9), a delegação visitará alguns abrigos da capital e do interior.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP