Comunicação Social

Notícia

Milton Paulo de Carvalho Filho é o mais novo desembargador do TJSP

        Em solenidade realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, deu posse hoje (18), ao novo ocupante do mais alto grau da Magistratura paulista, o desembargador Milton Paulo de Carvalho Filho. A Corte conta agora com 354 desembargadores.
        
Orador em nome do Tribunal, o desembargador Mario Antonio Silveira falou da amizade e contou um pouco da trajetória do novo empossado. “Conheci o doutor Milton Paulo em 1988, na Alta Paulista, quando era juiz de direito em Dracena e ele, juiz substituto nomeado à comarca de Andradina. A preocupação com a prestação jurisdicional eficiente e célere, tendo plena consciência de que o jurisdicionado não tem o alcance ou o objetivo de querer para si teses ou filigranas doutrinárias, mas sim de conseguir a solução de seu conflito judicial tormentoso é a tônica, a essência da magistratura do doutor Milton Paulo. Sabe utilizar-se do direito como medida solucionadora dos conflitos da pessoa humana, por ter consciência que não são as qualidades morais do ser humano as mais importantes, mas sim, suas ações.”
        
Em seu discurso, o novo desembargador mostrou gratidão aos que participaram de sua jornada e disse estar pronto para enfrentar os desafios que terá que enfrentar no cargo. “O momento é de externar minha gratidão, imensa alegria e orgulho em assumir o cargo de desembargador do maior e melhor Tribunal de Justiça do País, composto por magistrados selecionados pela qualidade e competência. O cargo que hoje se alcança é resultado dessa caminhada longa, trabalhosa, frutífera e, acima de tudo, necessária, tanto para a completa formação do juiz como para o bom exercício de seu ofício. Renovo aqui meu encargo de servir ao Poder Judiciário e a este egrégio Tribunal, com fé na Justiça, ética, equidade, verdade e respeito ao próximo, a fim de que a tarefa de único guardião dos direitos fundamentais do povo brasileiro permaneça sempre ativa. Muito Obrigado.”
        
Ao encerrar a cerimônia, o presidente Renato Nalini disse que o Judiciário paulista só tem a ganhar com a posse do novo desembargador. “Hoje é um dia de muita alegria para o Tribunal de Justiça de São Paulo, pois a Corte recebe formalmente vossa excelência, um magistrado de altíssima qualificação, desses que precisamos para preservar a qualidade do Tribunal de Justiça. Sabemos que podemos contar com vossa excelência nessa difícil missão de julgar. Vossa excelência engrandecerá esta Corte. Parabéns.”
        
Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Gerado Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o vice-presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, representando o presidente; o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Magistrados do Estado de São Paulo (Magiscred), desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCrim) e secretário-geral executivo da Comunidade de Juristas da Língua Portuguesa, desembargador Marco Antonio Marques da Silva; o 2º vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Oscild de Lima Júnior, representando o presidente; o procurador de Justiça Nelson Gonzaga de Oliveira, representado o procurador-geral de Justiça; o procurador do Estado chefe da Procuradoria Judicial, Olavo José Justo Pezzotti, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Fernando Pereira, representando o presidente; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Ivette Senise Ferreira; o diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, José Rogério Cruz e Tucci; familiares, desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores e convidados.

       
        Trajetória
        
Milton Paulo de Carvalho Filho é natural de São Paulo e formou-se pela Faculdade de Direito de Osasco, turma de 1986. Ingressou na Magistratura em 1988, nomeado para a 37ª Circunscrição Judiciária, com sede em Andradina. Atuou nas comarcas de Pitangueiras, Andradina e Piracicaba, antes de ser removido para o cargo de juiz de direito auxiliar da Capital, em 2000. Foi assessor da Corregedoria Geral da Justiça entre os anos de 2003 e 2005 e da Presidência da Seção de Direito Privado de 2006 a 2009. Foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento, em 27/5/15.
       
        Mais fotos no flickr.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP