Comunicação Social

Notícia

Brasil e Itália trocam experiências sobre Infância e Juventude

    Terminou na última quinta-feira (10/9) o encontro promovido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo (CEJAI) em conjunto com o governo italiano.
    O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de experiências na área da Infância e Juventude que inclui, além da adoção, os projetos desenvolvidos no Brasil  em prol das crianças e adolescentes, muitos deles patrocinados por autoridades italianas. Além disso, transmite aos magistrados, assistentes sociais e psicólogos brasileiros alguns dos projetos desenvolvidos naquele país, em especial o acompanhamento dado na fase pós-adoção.
    São Paulo sediou o encontro, mas foram selecionados também os Estados da Bahia e Minas Gerais para receberem a visita da delegação italiana.  
    As atividades em São Paulo foram iniciadas em 8/9 com a abertura da solenidade e uma sequência de palestras. No dia 9, houve a visita aos abrigos, projetos e varas da Infância e Juventude. Ontem (10/9), as palestras focaram o papel dos organismos internacionais credenciados, bem como um painel de projetos de cooperação internacional desenvolvidos por organismos internacionais credenciados, ocasião em que profissionais técnicos da vara da Infância e Juventude apresentaram projetos e suas entidades.
    No final do evento, representantes da delegação italiana puderam falar das impressões colhidas durante o estágio em São Paulo.  Eles elogiaram o trabalho  e ficaram impressionados com a criatividade aplicada e o conhecimento técnico dos expositores, ressaltando que a Itália tem mais recursos que o Brasil, mas que nem sempre as coisas funcionam por falta de criatividade.
    Todo o projeto foi financiado pelo governo italiano, inclusive a segunda etapa, que está prevista para fevereiro de 2010, quando uma delegação brasileira composta por juízes, assistentes sociais e psicólogos brasileiros da área da Infância e Juventude irá à Itália com o mesmo propósito. O Tribunal de Justiça atuou na organização, enquanto a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Estado de São Paulo (CEJAI) e a Corregedoria Geral da Justiça trabalharam na programação do evento.


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP