Comunicação Social

Notícia

No Dia dos Pais, iniciativa do TJSP será divulgada em programa de televisão

        No próximo domingo (9), no especial do Dia dos Pais, o programa Esquenta!, da Rede Globo, apresentado por Regina Casé, entrevistará o juiz paulista Alessandro de Souza Lima, idealizador do projeto Família Hospedeira. Serão entrevistados também a juíza de Amparo, Fabíola Brito do Amaral, que implementou o projeto na cidade, e o juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, Walter Ribeiro Costa Junior, que levou a iniciativa para o Estado. Famílias beneficiadas contarão ainda um pouco da sua história.

        O Família Hospedeira é projeto de lei estadual nº 632/13, que já foi aprovado por todas comissões e está pronto para ser votado. Foi enviado como proposta de edição de Lei Ordinária Federal, sugerindo sua criação em âmbito nacional, encampado pela Presidência do Tribunal de Justiça, que o encaminhou à Presidência da República.

        A iniciativa, inédita no Brasil, é direcionada a crianças com mais de cinco anos e adolescentes institucionalizados em entidades de acolhimento, sem a possibilidade de reintegração familiar e sem interessados na adoção. Busca incentivar que famílias, voluntariamente, ajudem na criação e educação dessas crianças e adolescentes. O projeto conquistou o primeiro lugar no I Prêmio CNJ Infância e Juventude e já foi replicado em outras cidades do Estado de Santa Catarina e da Bahia.

        O Família Hospedeira surgiu quando Alessandro chegou em Pindamonhangaba e se deparou com “a angustiante situação de 43 crianças e adolescentes acolhidas em entidades, entre elas 15 sem nenhuma possibilidade de reintegração familiar e sem interessados na adoção, que permaneceriam, portanto, abrigadas até os 18 anos quando, então, seriam postas nas ruas”.

        Os frutos do projeto já renderam adoções, inclusive de um garoto de 16 anos de Pindamonhangaba que teve como Família Hospedeira uma psicóloga que lhe deu atenção, amor, incentivo e orientação necessárias em uma fase crucial de sua vida, canalizando seu potencial para o estudo e trabalho com inserção no mercado (estágio em um banco). O garoto foi adotado por outra família e hoje a situação se inverteu, pois é ele, o hóspede, que vai à casa da pessoa hospedeira, pois um forte laço foi criado entre eles. Essa pessoa formou um vínculo de afeto e confiança com o adolescente, sem guarda ou adoção.

        Conheça novas histórias e mais sobre o Família Hospedeira no programa Esquenta!, que vai ao no próximo domingo (9), a partir das 14 horas.

        C
omunicação Social TJSP – LV (texto) / SG (arte)
       
 imprensatj@tjsp.jus.br 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP