Comunicação Social

Notícia

Alunos da PUC realizam júri simulado no Palácio da Justiça

        Cerca de 100 estudantes do nono e décimo semestres da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo estiveram hoje (14) no Palácio da Justiça para a realização de um júri simulado. Os participantes atuaram como juiz, promotores, advogados, jurados, escreventes, serventuários e escolta policial na composição de um caso real e de época, conhecido como Crime do Restaurante Chinês.
        
Arias de Oliveira foi acusado de matar, a golpes de paulada e motivado por vingança, quatro pessoas no restaurante chinês Orion, no centro de São Paulo. O delito aconteceu em março de 1938 e teve grande repercussão na época pela brutalidade dos assassinatos. O acusado era um ex-funcionário do estabelecimento e sabia o local em que o proprietário guardava dinheiro e joias. Sem obter sucesso no roubo, fugiu do local e foi preso um mês depois. Julgado, Arias foi absolvido, no mesmo salão do júri onde foi realizado a simulação. No caso de hoje, o Conselho de Sentença – formado por cinco mulheres e dois homens – absolveu o réu por falta de provas.
        
A professora de Direito Processual Penal que presidiu o júri, Eloísa de Sousa Arruda, agradeceu a oportunidade de o Tribunal permitir que fosse realizada uma atividade acadêmica tão importante como essa. “Muito obrigada por tudo e por permitirem que, dessa forma organizada, aqui estivéssemos reunidos. Também quero agradecer aos alunos que se dispuseram a participar. A lei penal da época é dos anos 30 e por isso, a competência do júri abrangia o crime de latrocínio, diferente do que é hoje, crime contra o patrimônio. Obrigada a todos pelo interesse, é uma prática muito válida”, disse.
        
As visitas monitoradas e os júris simulados no Tribunal de Justiça de São Paulo são agendados pela Diretoria de Relações Institucionais no telefone (11) 3112-1246.

Veja mais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP