Comunicação Social

Notícia

Município de Cotia concede título de cidadão ao presidente do TJSP

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, recebeu ontem (17) o título de “Cidadão Cotiano”. Na visita à comarca, também esteve no fórum para verificar as obras de ampliação do prédio e participou de palestra na 108ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O título foi concedido em solenidade comandada pelo presidente da Câmara, vereador Sérgio Henrique Clementino Folha. “É um momento muito importante para a nossa cidade poder receber o senhor como um de nós, presidente Nalini”, afirmou ele. Também estava presente o prefeito Antonio Carlos de Camargo. “Sinto-me honrado, como pessoa nascida na cidade, por ter o senhor como mais um cotiano”, disse Camargo. O juiz diretor do fórum, Diogenes Luiz de Almeida Fontoura Rodrigues, falou em nome do Judiciário local e cumprimentou o desembargador, destacando que “apesar de não ser fácil atender a todas as comarcas do Estado, o presidente sempre foi muito acessível e atencioso”. 
Ao receber a honraria, Nalini ressaltou o significado do gesto, que reconhece alguém como filho da cidade. “Recebo este galardão em nome do Tribunal, não em nome deste transitório presidente”, discursou. 
Em seguida, as autoridades dirigiram-se ao fórum de Cotia para visitar as obras de ampliação do prédio, realizadas por meio de convênio com a Prefeitura. A construção ocupa os fundos e a lateral do edifício e adicionará dois mil metros quadrados de área ao fórum. A Prefeitura prevê que as novas instalações entrem em funcionamento no primeiro semestre de 2016. “São acomodações dignas e decentes, que estão integradas com a estrutura antiga”, ressaltou o presidente do TJSP. A ampliação permitirá que o Juizado Especial Cível e o Anexo Fiscal, que hoje funcionam em outro endereço, sejam transferidos.
O último evento em Cotia foi a participação do desembargador Nalini em painel de discussão promovido pelo Conselho de Direitos Humanos da OAB local. A mesa condutora dos trabalhos foi composta pelo presidente da entidade, Carlos Alberto Prestes Miramontes; pelo secretário estadual de Justiça e da Defesa da Cidadania, desembargador Aloísio de Toledo César; pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos da OAB Cotia, Luiz Carlos dos Santos; pelo prefeito e pelo presidente da Câmara municipal.
Nalini proferiu palestra sobre as “Audiências de Custódia”, projeto pioneiro do TJSP: o preso em flagrante é apresentado a um juiz 24 horas após ser detido, que decide pela manutenção da segregação, pela soltura, ou pela substituição por medida cautelar. A iniciativa paulista já serviu de modelo para outros estados.
Também participaram das atividades o deputado estadual Márcio de Camargo; o desembargador Antonio Carlos Malheiros; o desembargador Pedro Luiz Aguirre Menin; o desembargador Luiz Edmundo Marrey Uint; os juízes Seung Chul Kim, da 1ª Vara Cível da Comarca, e Carlos Alexandre Aiba Aguemi, da 3ª Vara Cível; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; vereadores; secretários municipais; advogados e demais autoridades.

Mais fotos no Flickr.

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP