Comunicação Social

Notícia

‘Jornadas Musicais’ apresenta obra de Rimsky-Korsakov

        O projeto Jornadas Musicais, do Tribunal de Justiça de São Paulo, levou hoje (25) ao Gade MMDC o brilhantismo do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov. A apresentação do vídeo Scheherazad, com a orquestra Filarmônica de Berlim, sob regência do maestro Neeme Järvi, foi a obra escolhida pelo curador do evento, desembargador Sidney Romano dos Reis.    

        A suíte sinfônica Scheherazade foi composta por Nikolai Rimsky-Korsakov em 1888 e é considerada sua obra mais popular. Divide-se em quatro partes: O mar e o navio de Simbad; A história do Príncipe Kalender; O jovem príncipe e a jovem princesa e Festa em Bagdá. “O poema sinfônico é baseado no livro das Mil e Uma Noites.

        “O trabalho combina duas características comuns ao músico: o colorido da orquestração e um interesse pelo Oriente”, afirmou Sidney Romano. O desembargador ainda lembrou que Rimsky-Korsakov  foi membro do grupo de compositores conhecidos como "Os cinco" (formado por Mily Balakirev, Aleksandr Borodin, César Cui, Modest Mussorgsky e Rimsky Korsakov).

        Na próxima terça-feira (1º), às 18 horas, o “Jornadas Musicais”, inserido no projeto “Arte e Cultura no TJ”, apresentará o mesmo vídeo no Salão do Júri do Palácio da Justiça.

 

        Comunicação Social TJSP – SO (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP