Comunicação Social

Notícia

Presidente Nalini pede respeito ao meio ambiente e união política em Cajamar

        Em discurso proferido ontem (26) na Câmara Municipal de Cajamar, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador José Renato Nalini, fez um apelo pela conservação da Mata Atlântica da região e pela pacificação política na cidade. O magistrado discursou na ocasião em que recebeu o título de “Cidadão Cajamarense”.

        A honraria foi concedida pelo Decreto Legislativo 1/15. O ato ressalta as contribuições do presidente do TJSP para o desenvolvimento do Judiciário paulista na área dos direitos humanos, com a instauração das audiências de custódia; no incentivo à conciliação, com a instalação dos Cejuscs (Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania); e modernização da Justiça, com a implantação dos processos digitais.

        A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara de Cajamar, vereador Israel Maceno Brandão, que leu artigo “Tudo é política”, que Nalini publicou em seu blog. “É um texto para nossa reflexão, homens públicos, e também para os cidadãos”, afirmou Brandão. Veja o artigo aqui.

        Também participou da cerimônia o prefeito da cidade, Geraldo Aparecido Lacerda Ferreira. “Sinto-me honrado em estar presente nesta justa homenagem a um dos filhos mais ilustres de Jundiaí – que a partir desta data é também um cidadão cajamarense”, disse.

        Em nome do Judiciário local, falou o juiz diretor do Foro Distrital de Cajamar, Filipe Antonio Marchi Levada. Antes do evento, o magistrado soube da aprovação do PLC 49/2014, na Assembleia Legislativa, que transformará os foros distritais do Estado em comarcas. Levada lembrou, também, que foi durante a gestão de Nalini à frente da Corregedoria Geral de Justiça, no biênio 2012/2013, que a cidade recebeu sua 2ª Vara.

        Em seguida discursou o novo cajamarense. Na presença de vereadores, políticos, autoridades, funcionários e cidadãos, Nalini destacou que a localização da cidade traz para seus habitantes uma grande responsabilidade. “Cajamar está numa Área de Proteção Ambiental (APA), onde existem 262 espécies de animais, sendo 188 aves, 32 mamíferos, 19 répteis e 23 anfíbios. Sua flora é rica, merece conservação e manutenção, para que o município ofereça elevada qualidade de vida para seus moradores”, afirmou. O presidente ressaltou, ainda, a importância do Parque Natural Municipal. “Esse parque é um dos últimos remanescentes da praticamente extinta Mata Atlântica. Tesouro que precisa de contínua proteção e, se possível, de ampliação”.

        O tema da preservação do meio ambiente é caro ao TJSP. Entre outras iniciativas, a atual administração instituiu os projetos CultivAR, no qual antes de solenidades o presidente planta nos fóruns uma árvore nativa da região, e o TJ+Sustentável, competição saudável entre fóruns para a economia de recursos naturais e de bens públicos.

        O presidente aproveitou a oportunidade para falar sobre as disputas políticas. “Precisamos nos unir, fazer consenso, construir”, discursou ele. “A diferença é natural, ninguém é igual a ninguém. Nós precisamos respeitar, saber ceder e conviver para  criar uma paz política”, afirmou. Dirigindo-se aos políticos, ele falou sobre sua “esperança de que o povo cajamarense obtenha consenso e viva uma democracia sem instabilidades, pois o que interessa é oferecer o melhor á população”.

        Ao final do evento, o Coro Municipal de Cajamar apresentou-se e encantou os presentes com as músicas “Mateus Embaixador” e “Freedom is Coming”, sob a regência de Wilson Nascimento.

        Também compuseram a mesa de trabalho a juíza de Cajamar, Erika Folhadella Costa; a juíza da 2ª Vara Cível de Jundiaí, Adriana Nolasco da Silva; e o delegado José Francisco de Oliveira.

        A solenidade contou com a presença dos vereadores de Cajamar Edivilson Leme Mendes, Gabriela Rodrigues Garcia, Jaziel Alves de Souza, José Adriano da Conceição, Orival Carlos Meira, Raimundo Nonato Dantas de Oliveira, Reinaldo Leal de Souza, Reinaldo dos Santos, Saulo Anderson Rodrigues e Valdiléia Aparecida da Silva Azevedo. Também prestigiaram o evento o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Washington Luiz Gonçalves Pestana; o comandante da Guarda Municipal, Reinaldo José Gomes; secretários municipais; servidores do Legislativo e do Judiciário e demais autoridades e cidadãos.

        Veja fotos no Flickr

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP