Comunicação Social

Notícia

Tribunal reabre Salão Nobre Ministro Costa Manso

        O Salão Nobre Ministro Costa Manso foi reinaugurado hoje (18), após passar por obras de restauração iniciadas em janeiro. Localizado no Palácio da Justiça, a sala recebe as sessões do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo e é uma das mais emblemáticas do prédio.

        A coordenadora da Comissão de Restauração do Palácio da Justiça, desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, afirmou estar “emocionada” com a reabertura do espaço. “Sala tão histórica, todos carregamos na memória momentos inesquecíveis acontecidos aqui”, afirmou.

        O presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, elogiou o trabalho da coordenadora da restauração. Destacou, ainda, que as obras pelas quais passa o Palácio da Justiça servem para “preservar o prédio, sem descuidar do futuro da Justiça”. Após a solenidade de reabertura, aconteceu a sessão de hoje do Órgão Especial.

        O nome do Salão Nobre homenageia uma das maiores figuras da Magistratura paulista, ministro Costa Manso, que ocupou o cargo de presidente do Tribunal paulista de 1931 a 1933 e foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 1933 a 1939.

        O Palácio da Justiça é um projeto do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, da década de 30. De acordo com informações do Museu do TJSP, o Salão Nobre mede cerca de 310 metros quadrados. A decoração é inspirada na cultura grega clássica e inclui vitrais de autoria de Conrado Sergenicht Filho, que simbolizam as virtudes da Justiça. Suas pinturas, como em todo o Palácio, foram confeccionadas por artesãos italianos sob orientação do pintor Antonio Venccittore.

        Também estiveram presentes à cerimônia o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli; o decano do Tribunal, desembargador José Damião Pinheiro Machado Cogan; o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador  Ricardo Mair Anafe; o ministro Eros Grau; o secretário Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César; os desembargadores integrantes do Órgão Especial do TJSP; o vice-presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o procurador de Justiça Rossini Lopes Jota; o presidente da Comissão de Resgate da Memória da Ordem dos Advogados do Brasil, José de Ávila Cruz; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Leonardo Sica; uma das netas do ministro Costa Manso, Maria Costa Manso Vasconcelos; demais desembargadores, juízes, advogados e servidores.


        Mais fotos no Flickr. Veja o vídeo da reinauguração.

        Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP