Comunicação Social

Notícia

TJSP e FGV realizam workshop com magistrados do Fórum João Mendes Júnior

        A Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan), realizou ontem (18) workshop com magistrados das varas cíveis do Fórum João Mendes Júnior para apresentar o perfil das demandas judiciais cíveis. Na primeira parte do evento, houve apresentação do pesquisador Danilo Carlotti, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre o perfil estadual. Em seguida, a Seplan, por seu diretor de Planejamento, Rodrigo Teixeira, expôs análise focada no Fórum João Mendes Júnior.

        Após as exposições, a reunião de trabalho teve continuidade com discussão de sugestões para o aprimoramento dos trabalhos. O evento é fruto de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TJSP e a FGV para mapeamento de estratégias, análise e produção de relatórios de dados extraídos dos sistemas do Tribunal.

        A abertura do encontro foi realizada pela juíza assessora da Presidência, Maria Fernanda de Toledo Rodovalho. Ela explicou que o workshop atende reivindicação de um novo olhar para o Fórum João Mendes. “Esse momento coincidiu com uma parceria estabelecida com a FGV, um acordo para levantar dados do Tribunal e aprimorar a forma de prestação de serviço. A partir desses dados, podemos criar um novo olhar sobre a forma como desempenhamos essa prestação. Tentaremos resolver problemas que são comuns a todos, como o excesso de algumas demandas e a maneira como podemos fazer um processo tramitar mais rápido com soluções melhores. Com essa noção de conjunto, nós não perdemos com soluções individuais para nossas Varas e que nem sempre funcionam bem. Serão soluções construídas por todos”, disse.

        O pesquisador da FGV, Danilo Carlotti, explicou como o trabalho de coleta de dados foi realizado. “Tivemos acesso a muitas informações, como número de processos, distribuição geográfica, competência e duração. Baseamos-nos em muitas perguntas, como quais os principais objetos dessas ações e a evolução no tempo”, afirmou. Ao final, os magistrados debateram os temas expostos e apresentarão à direção do TJSP algumas propostas para uniformizar as atividades.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP