Comunicação Social

Notícia

Em reunião na Fiesp, corregedor-geral apresenta projeto ‘Segunda Chance’

        O corregedor-geral da Justiça, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino, esteve hoje (23) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para apresentar ao presidente da instituição, Paulo Skaf, e a representantes de diversos órgãos da sociedade civil o projeto Segunda Chance, voltado à reinserção social de egressos e condenados.
        
Baseada no Projeto Volterra, realizado em instituto prisional na região da Toscana (Itália), a iniciativa busca, por meio de atividades e cursos profissionalizantes tais como gastronomia, teatro, música e pintura, entre outros, proporcionar oportunidades para que presos e egressos aprendam um ofício para facilitar o retorno ao convívio social ao final da pena. “Queremos vencer o temor que a sociedade tem de empregar o egresso e proporcionar a eles novas oportunidades”, disse o desembargador.
        
Ao final do encontro, uma comissão foi formada para cuidar da implantação, que já tem estabelecido o local de funcionamento do projeto-piloto: a Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos.
        
Participaram também da reunião o desembargador Otávio Augusto de Almeida Toledo; os juízes assessores da Corregedoria, Jayme Garcia dos Santos Junior e Paulo Roberto Fadigas Cesar; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; a presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Gianella; além de representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi), Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo e Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas do Estado de São Paulo.

    
        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / DG (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP