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Senacon registra 56.842 pessoas atendidas em quase 25 mil audiências

Em cinco dias, Semana movimentou R$ 81.627.611,06

 

        Pela estatística da 10ª Semana Nacional da Conciliação, realizada entre 23 e 27 de novembro, nota-se que o meio alternativo é o caminho para resolver pendências de forma rápida, gratuita e com eficiência, onde as partes saem satisfeitas por compor um acordo. Na Capital, uma tenda foi montada especialmente para o evento no Parque da Água Branca, Zona Oeste, onde se concentraram as sessões de conciliação pré-processuais. Lá foram atendidas 2.369 pessoas e realizadas 1.060 sessões, com 955 acordos – índice de 90% de êxito. Foram movimentados R$ 2,9 milhões. Entretanto, é pelo levantamento estadual que se percebe a grandiosidade do evento e a importância da solução de conflitos pela conciliação ou mediação. Em todo o Estado, foram atendidas 56.842 pessoas, realizadas 24.171 sessões e movimentados R$ 81.627.611,06, com a concretização de 11.638 acordos.
        
A comissão organizadora do evento ficou a cargo do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador José Roberto Neves Amorim, do juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Central, Ricardo Pereira Júnior, e da coordenadora de Apoio Administrativo e integrante do Nupemec, Maria Cristina Coluna Fraguas. Para a realização da Semana, foram mobilizadas equipes de diversos setores do TJSP, com a participação de 3.687 conciliadores, mais de 2 mil magistrados e 4.106 colaboradores, além de defensores públicos, promotores de Justiça, parceiros e funcionários do Judiciário, que trabalharam para atender a população que buscava a Justiça concretizada por suas vontades. O desembargador Neves Amorim destacou que “o sucesso da Senacon revela sua importância para o cidadão que procura solução rápida para o conflito”.
        
Em cada sessão, histórias de vida implícitas e outras reveladas aos conciliadores, como aconteceu com Diego Lewandowski, conciliador que participou de muitas sessões, mas disse ter sido especialmente tocado com um divórcio entre surdosmudos que teve que ser realizado por meio de libras. 
        
Já a conciliadora Bernadete Quatrocci Veronesi conta que se emocionou com um casal que estava junto há 12 anos e compareceu para regularizar a união. "O amor entre eles contagiou a todos, pois ele chorou muito e disse que a ama demais. Todos os dias ele manda uma mensagem de amor para a companheira", ressaltou. “Felizes, contaram que a história de amor se iniciou quando ele tocava em uma boate e a viu dançando, desceu e foi falar com ela. Começaram a namorar nesse dia e ele trocou a profissão de músico por outra para não deixá-la tão sozinha.” Os conciliadores ficaram impressionados com o cavalheirismo dele que, mesmo na sala de conciliação, puxou a cadeira para a amada se sentar. 
        
A conscientização fez também com que o agente de segurança terceirizado, Guilherme Pecegueiro de Aquino, enviado a prestar serviço por três dias no Parque da Água Branca, convidasse sua esposa, Cristyane Elizabeth Soares, para regularizar a união estável. Juntos há dois anos e pais de Matheus, de três meses, ele aproveitou sua folga do trabalho e rapidamente acertou a situação. Eles elogiaram a iniciativa, o atendimento e toda a organização do evento.

        O juiz Ricardo Pereira Junior ressaltou que a 10ª edição da Senacon foi bem sucedida no âmbito do TJSP e que os altos índices de acordo demonstram que a conciliação extraprocessual é um instrumento relevante de pacificação social. "Também é uma excelente oportunidade para divulgação da conciliação e mediação. O mesmo tipo de atendimento está disponível o ano inteiro nos 146 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça", observou. "Basta procurar a unidade do Cejusc mais próxima da residência e resolver os conflitos de forma ágil", concluiu a coordenadora Maria Cristina.
        
O evento no Parque da Água Branca contou com as parcerias do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Polícia Militar, Fiesp/Sesi, Sabesp, Vivo, Metrô, e empresa de Informática IT2B. O Comitê de Ação Social e Cidadania do TJSP (CASC) esteve presente em todos os dias, com a distribuição de cartilhas informativas e auxílio à brinquedoteca do local. 
       
        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 2/12/15


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