Comunicação Social

Notícia

Museu do TJSP instala núcleo no Fórum João Mendes Júnior

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, visitou hoje (11) o recém-inaugurado núcleo de exposição do Museu, denominado “Os símbolos do Magistrado”. O espaço fica no hall de entrada dos magistrados do Fórum João Mendes Júnior, no Centro da Capital.

        No local está uma réplica da vara que era usada pelo juiz ordinário, elaborada pela artista plástica Camila Giudice. Também há uma toga pertencente ao desembargador Valentim Alves da Silva, avô do desembargador Alexandre Lazzarini. As peças representam símbolos da Magistratura.  

        De acordo com o Museu do TJSP, a toga do juiz e a beca do advogado e do promotor são uma simbologia forense, como sinal de sacerdócio desses aplicadores do Direito. A vara de juiz ordinário era usada no passado, como símbolo da autoridade desse magistrado, que devia trazê-la obrigatoriamente quando andasse pela vila, em serviço, sob pena de quinhentos réis de multa. Daí se originou a palavra Vara como denominação das unidades judiciais.

 

        Comunicação Social TJSP – HS (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP