Comunicação Social

Notícia

Americana recebe unidade do Cejusc

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou, na última sexta-feira (11), em Americana, o 151° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Estado, em parceria com o Centro Universitário de São Paulo (Unisal).
        
A solenidade contou com a presença do coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania do TJSP (Nupemec), desembargador José Roberto Neves Amorim, que representou o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini.
        
Neves Amorim destacou os índices alarmantes de distribuição de processos no Estado de São Paulo, que representam 25% de todo o volume do País. Ressaltou ainda que o Judiciário paulista, mesmo contando com um número expressivo de juízes, servidores e aparato tecnológico, não consegue dar uma resposta suficientemente célere a quem o procura para solucionar um litígio. “Não adianta aumentar o quadro de funcionários e juízes, é preciso haver uma pacificação social, uma mudança de mentalidade das pessoas. A abertura de um Cejusc permite que as pessoas resolvam suas demandas livremente.” O desembargador agradeceu a iniciativa do Centro Universitário de São Paulo em permitir a instalação do Cejusc em suas dependências.
        
O juiz coordenador da unidade, Fabio D’Urso, destacou a importância da instalação do Cejusc na comarca e agradeceu a parceria entre a Universidade e o Tribunal, o que proporcionará melhor atendimento à população. O magistrado elogiou a iniciativa, o trabalho e empenho do desembargador Neves Amorim. "A justiça somente se efetiva quando o conflito é resolvido como um todo e não apenas na sentença", concluiu.
        
O coordenador do curso de Direito do Unisal, Thiago Nalesso, afirmou que o Cejusc contribuirá para que toda a sociedade local tenha acesso à Justiça.  “Este será um importante espaço de construção da cidadania e de formação para nossos alunos”, concluiu.
        
Também participaram do evento os juízes André Carlos de Oliveira, Eduardo Bigolin, Elói Estevão Troly, Fabiana Calil Canfour de Almeida e Fabio Luis Bossler; os promotores de Justiça Jorge Humberto Leme e Vanderlei Honorato; o diretor de Operações do Unisal, Homero Tadeu Colina; o supervisor do Núcleo de Práticas Jurídicas, Ricardo Lorenzi Pupin; o secretário-geral de Americana, Alex Niuri, representando o prefeito; o diretor do Procon, José Francisco Montezelo; além de servidores e convidados.   
        
O Cejusc funciona na Avenida de Cillo, 3.500 – Parque Universitário, no Centro Universitário de São Paulo (Unisal), de segunda a sexta, das 12h30 às 18 horas.
        
A unidade atende demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família, que abrangem causas relacionadas a Direito do Consumidor, cobrança, regulamentação ou dissolução de união estável, guarda e pensão alimentícia, regulamentação de visitas etc.
        
Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. O interessado procura o Cejusc para uma tentativa de acordo e sai com a data e o horário que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite. No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.

       
        Comunicação Social TJSP - SO (texto) / Cejusc Americana (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP