Comunicação Social

Notícia

Procurador de justiça toma posse como desembargador

    O procurador de justiça José Luiz Mônaco da Silva é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A cerimônia de posse aconteceu nesta tarde (1º/10), no salão do Júri do TJSP. O magistrado foi nomeado pelo governador José Serra em 11/09 e chega ao tribunal pelo quinto constitucional. Estiveram presentes à solenidade o secretário de justiça e da defesa da cidadania do Estado de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey; Francisco Stella Júnior, subprocurador-geral de justiça de relações externas do Estado de São Paulo e os desembargadores Hermann Herschander e Antonio Carlos Munhoz Soares, vice-presidente do TJSP. O desembargador José Geraldo Barreto Fonseca presidiu o evento. 
    Hermann Herschander foi o orador da cerimônia em nome do TJSP. Em outubro de 2008, também veio do Ministério Público (MP) para tomar posse como desembargador. Herschander relembrou que o orador na ocasião de sua posse foi o colega Alfredo Fanucchi Neto, também ex-membro do MP, que veio a falecer no mês de junho, e cuja vaga, agora, José Luiz Mônaco da Silva ocupará. Hermann Herschander foi vizinho de gabinete do novo desembargador quando trabalharam no MP. “A presença de José Luiz Mônaco da Silva enriquecerá esta Corte”, afirmou o orador, ressaltando “a riqueza do quinto constitucional” da instituição. Para animar o colega, terminou seu discurso dizendo: “A nova casa é boa e acolhedora”. 
    Na sequência, Francisco Stella Júnior também se pronunciou, em nome do Ministério Público. “O doutor José Luiz Mônaco da Silva certamente está apto a contribuir para a manutenção das reconhecidas tradições da Corte paulista”, disse. O subprocurador-geral lembrou o fato de que o nome do colega figurou em diversas listas tríplices de onde saíram vários dos ocupantes dos cargos de desembargador. 
    José Luiz Mônaco da Silva saudou o Ministério Público em seu discurso. “Não é nada fácil deixar essa instituição”, disse. Ele contou que acompanhou de perto as mudanças pelas quais passou o órgão, principalmente após promulgação da Constituição de 1988. O novo magistrado ressaltou a afinidade existente entre o TJSP e o MP: “São instituições co-irmãs, porque, no fundo, perseguem o mesmo objetivo: a felicidade do ser humano.” 
    O desembargador Barreto Fonseca encerrou a cerimônia. “Tenho orgulho de ter sido promotor de justiça também”, disse. O magistrado fez menção a uma coincidência: enquanto foi promotor atuou na comarca de Monte Azul Paulista, onde o novo colega também trabalhou.  

BREVE CURRÍCULO

José Luiz Mônaco da Silva nasceu em 29 de julho de 1954, na cidade de São Paulo. Estudou na Faculdade de Direito de Guarulhos (turma de 1976) e atuou como advogado durante cinco anos. Em julho de 1982, ingressou no Ministério Público, onde ocupou o cargo de promotor de justiça até janeiro de 2001, quando foi promovido a procurador de justiça. Como promotor, atuou nas comarcas de Monte Azul Paulista, Ubatuba, Guarulhos e na capital do Estado. Além disso, o novo magistrado concluiu dois mestrados e um doutorado e exerce a profissão de professor. Atualmente leciona a disciplina Direito Processual Civil na Universidade São Francisco.    


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP