Comunicação Social

Notícia

Presidente lança ‘TJ Sustentável 2016’, que terá participação de todas as comarcas

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, lançou hoje (12) o projeto TJ Sustentável, em workshop realizado na Sala do Servidor, no Fórum João Mendes Júnior, com transmissão para todas as comarcas do Estado. Trata-se de uma competição saudável entre os fóruns do Judiciário paulista pelo consumo consciente de água, energia elétrica, telefonia e copos descartáveis.

        Envolve um jogo virtual onde cada fórum participante terá uma “árvore” (www.tjsp.jus.br/tjsustentavel), que fica mais frondosa conforme os resultados de economia obtidos. Ao final da competição (em dezembro), o prédio que mais economizou receberá o “Selo Verde” e haverá sorteio de bicicletas entre os servidores dos três fóruns melhor classificados. “O Tribunal de São Paulo é o maior do mundo e nossas ações causam impacto ao meio ambiente. Por isso, temos que trabalhar pela sustentabilidade, gerenciar melhor nosso consumo e o descarte de resíduos. O objetivo desse jogo não é a economia de recursos financeiros, mas divulgar uma nova mentalidade, a do consumo consciente”, disse Paulo Dimas.

        O juiz assessor da Presidência Mario Sérgio Leite, coordenador do projeto, também falou sobre a responsabilidade social da Corte. “É fundamental o nosso cuidado com o meio ambiente, com o ser humano e com as futuras gerações. Por isso plantamos essa semente, que precisa da colaboração de todos para germinar. Essa é uma ação que ultrapassa os limites do TJSP e beneficia o planeta e a sociedade”, disse.

        Participou da palestra a juíza diretora do Fórum João Mendes Júnior, Laura de Mattos Almeida, que também representou o juiz diretor da 1ª Região Administrativa Judiciária, Regis de Castilho Barbosa Filho.

 

        Workshop

        O evento foi direcionado aos administradores prediais ou seus substitutos, que serão responsáveis por alimentar os dados no jogo virtual. Também foram abertas inscrições aos demais interessados e, no total, 800 pessoas participaram.

        O diretor da Secretaria de Planejamento Estratégico, Rodrigo Teixeira, e o coordenador da Secretaria de Tecnologia da Informação, Wagner Dias Gomes, apresentaram os detalhes do regulamento e do sistema do jogo.

        De maio a novembro, os administradores deverão inserir no sistema dados de consumo e aquisição, bem como os comprovantes (contas de água, energia e telefone e relatório da Rede de Suprimentos, no caso dos copos descartáveis). Veja o regulamento completo. Se houver dúvidas, o e-mail do comitê do projeto é tjsustentavel@tjsp.jus.br

 

        TJ Sustentável

        No ano passado, o Tribunal realizou o projeto-piloto, que envolveu apenas 12 prédios, distribuídos entre as dez Regiões Administrativas Judiciárias (RAJs). O vencedor foi o Fórum de Jaú, que economizou, ao longo da competição, 20% de água, 15% de energia, 25% de telefone e 100% de copos descartáveis.

        Somando os resultados de todos os participantes, o Judiciário paulista economizou:

        - 9.786 m³ de água

        - 267.473 kWh de energia

        - R$ 22.835,12 em contas de telefone

        - 641.500 copos descartáveis

 
        Mais fotos  no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP