Comunicação Social

Notícia

TJSP realiza 'X Seminário A Importância da Saúde na Gestão de Pessoas'

            A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça paulista realizou ontem (27) a décima edição do seminário A Importância da Saúde na Gestão de Pessoas, no auditório do Gade MMDC. O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, não pôde participar da abertura em razão de outros compromissos, mas fez questão de comparecer ao evento para destacar a importância do tema. “Não podemos perder o foco na qualidade de vida e em melhorar nosso ambiente de trabalho. O serviço público é extremamente desgastante, precisamos nos unir e procurar formas de superar dificuldades, com solidariedade”, disse.

            A abertura do seminário ficou a cargo do vice-presidente da Corte, desembargador Ademir de Carvalho Benedito. “O Tribunal tem enfatizado os assuntos relativos à saúde, como uma possibilidade de melhorar o bem-estar dos funcionários. São todos temas de extrema relevância para o nosso dia a dia e é importante que vocês, gestores, repassem essas informações aos servidores e desenvolvam programas desse tipo dentro das unidades judiciais”, disse. Para o coordenador da Área da Saúde do TJSP, desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, o seminário é mais uma oportunidade de agradecer aos servidores, de forma singela, por todo empenho e dedicação à Justiça paulista.

            O psiquiatra e professor Daniel Martins Barros foi o primeiro palestrante do dia. Sobre o tema “Estresse: Heroi ou Vilão?”, explicou que o desafio é identificar o estresse bom e o ruim. “A maneira como nos preocupamos é o que causa o estresse, mas ele também oferece situações que podem ser positivas, pois a pressão às vezes ajuda. O estresse bom aumenta a concentração e a atenção, além de ativar a memória. A manutenção dessa situação de ‘alarme disparado’ é que faz adoecer.” O especialista também esclareceu que é importante direcionar o estresse para algo produtivo em nossas vidas.

            O médico e presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Artur Zular, falou sobre “Saúde, Felicidade e Qualidade de Vida”. “Precisamos parar para pensar que sociedade é essa e qual legado estamos deixando para nossos filhos e netos. A felicidade pode estar nos detalhes, na gentileza. Generosidade é algo que precisa ser treinado.” Ele também destacou que é importante mudar o ponto de vista, ser flexível, aprender a olhar para trás e repensar. “Qualidade de vida é estar bem consigo mesmo e com as pessoas que nos cercam, ter saúde e saber equilibrar, em harmonia, a energia e o tempo para as diversas esferas do saber”, completou.

            A cientista social Patrícia Luzio falou sobre conflitos e relacionamentos. “Conflitos internos se refletem em externos. Tudo que eu nego em mim, quando enxergo no outro, me incomoda e me irrita. Para compreender relacionamentos, é preciso se colocar no lugar do outro e voltar para si. Assim você limpa o espelho e se compreende melhor. Precisamos aprender a ser maestros de nós mesmos”, afirmou.

            A última palestra do dia foi com a assistente social do TJSP, Cláudia Maria Guimarães Nery Zamboni, que falou sobre a Síndrome de Burnout. “Também chamada de síndrome do esgotamento profissional, é tudo que deixa de funcionar por absoluta falta de energia”, explicou. Claudia disse que o mesmo trabalho que nos motiva e dá sentido, também gera desgaste físico e/ou mental. “O esgotamento vem quando o estresse se torna crônico. Essa síndrome é especificamente ligada ao mundo do trabalho, o que difere do estresse do dia a dia que sentimos.”

            O evento também contou com a presença do juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência, Fernando Figueiredo Bartoletti. O encerramento foi realizado pelo secretário da Área da Saúde do TJSP, Tarcísio dos Santos. “Espero que vocês tenham aproveitado as palestras e a oportunidade de conviver com outras pessoas que enfrentam as mesmas dificuldades que vocês. A ideia é melhorar ainda mais o ambiente de trabalho”, disse Tarcísio.

            O coral do TJSP abrilhantou o evento. Executou o Hino Nacional sob a regência de Daniel Volpin, assim como músicas barrocas, espanholas e brasileiras.


             Mais fotos no Flickr
 

            Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)

            imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP