Comunicação Social

Notícia

Desembargador Alvaro Lazzarini é homenageado na Academia de Polícia Militar do Barro Branco

        O legado de Alvaro Lazzarini, magistrado do Tribunal de Justiça de São Paulo entre 1965 e 2006, foi relembrado hoje (19) pela Polícia Militar com a inauguração de uma sala na Academia do Barro Branco destinada a preservar sua trajetória. Falecido em 2014, Alvaro Lazzarini foi, além de juiz e desembargador, oficial da PM formado pela Academia, instituição da qual posteriormente tornou-se professor, atuando por mais de 30 anos. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, prestigiou o evento

        Nascido em 1936, na cidade de Jundiaí, mudou-se para São Paulo para participar do curso de formação de oficiais, que completou em 1957. Após completar o bacharelado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, conquistou o ingresso na Magistratura em 1965 e deixou a PM quando ocupava o posto de 1º tenente. No TJSP teve carreira de destaque, chegando a ser eleito vice-presidente por dois biênios, entre 1998 e 2001. Na esfera federal, foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no biênio 2004/2005.

        A sala inaugurada conta com obras do homenageado e objetos pessoais e profissionais dele. O acervo é fruto de doação da família, que durante a solenidade foi representada pelo desembargador Alexandre Alves Lazzarini, filho de Alvaro. “Não é só com alegria, mas com muito orgulho e honra que estamos aqui”, afirmou. Lembrou o respeito imenso de seu pai pela PM, instituição que sempre defendeu e ajudou de diversas formas.

        O presidente Paulo Dimas foi juiz assessor da Presidência do TRE-SP no mandato de Alvaro Lazzarini e assim teve a oportunidade de conviver estreitamente com o homenageado, de quem lembrou com admiração. “Esteja ele onde estiver, continuaremos aqui, como seus soldados, lutando pelo bem comum”, declarou.

        “Não sei como estaria a Polícia Militar hoje sem as contribuições de Alvaro Lazzarini”, afirmou o comandante da PM-SP, coronel PM Ricardo Gambaroni, “Foi um exemplo para 34 turmas. Cada um de nós que fomos seus alunos levamos um pouco desse exemplo”. Também fizeram uso da palavra o comandante da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, coronel PM Celso Luiz Pinheiro; e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Fernando Capez.

        Também prestigiaram a cerimônia o presidente do TRE-SP, desembargador Mário Devienne Ferraz; o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o corregedor do TJM-SP, coronel Orlando Eduardo Geraldi, representando o presidente; o diretor financeiro da Apamagis, juiz Ricardo Felício Scaff, representando o presidente; o comandante interino da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente-coronel Paulo Sérgio Ramalho; a viúva do homenageado, Martha Lazzarini; a filha Sandra Helena Alves Lazzarini Carolla; o genro Jerry Carolla; demais desembargadores, membros do Ministério Público, oficiais da Polícia Militar e familiares.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP