Comunicação Social

Notícia

Eventos no TJSP marcam participação na 14ª Semana de Museus e na Virada Cultural

        A participação do Tribunal de Justiça de São Paulo na 14ª Semana de Museus e na Virada Cultural contou com várias atividades nos prédios históricos do Palácio da Justiça, sede do TJSP, e do Palacete Conde de Sarzedas, sede do Museu da Corte. Os visitantes puderam apreciar apresentações musicais, visitas monitoradas, oficinas e exposições, além de detalhes da arquitetura e da beleza requintada, ornamentada por vitrais, peças e objetos da história do Judiciário paulista.  

        No Palácio da Justiça está em cartaz, até 3 de junho, a exposição de fotos “São Paulo e suas paisagens culturais, pelas lentes de Antônio Aguilar”, que conta com mais de 50 fotografias da São Paulo dos anos 50. Já no Palacete Conde de Sarzedas aconteceram duas exposições: “Do Cinza ao Verde”, dos artistas Natan Pereira e Fabíola Campos, que retratam paisagens culturais em seus quadros, aberta à visitação até 31 de maio –; e “Artistas pela Ordem”, a primeira mostra dos alunos advogados do Curso de Pintura da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, montada especialmente para o final de semana.

        A programação da Virada Cultural teve início no dia 21 (sábado) com visitas monitoradas nos dois endereços, além da apresentação do Coral da Caasp/OAB, com o maestro José Antunes, no Palácio.

        No domingo, o Palacete acolheu, pela manhã, a apresentação do “Duo Sopra Madeira”, com Diego Nascimento (flauta), da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, e Giselle Sanches, da Orquestra Juvenil de Heliópolis (fagote), ambos alunos do Instituto Baccarelli. O repertório foi eclético e viajou pelo clássico, com interpretação de composição de Josef Fiala, até o popular, com “Ben”, de Michael Jackson, “Love of my Life”, do Queen e “Libertango”, de Astor Piazzolla, apresentando ainda uma composição e arranjo original de Diego Nascimento. “Achei muito bacana a experiência. Uma oportunidade única, pois o Palacete é bonito e possui acústica excelente para música de câmara”, afirmou Nascimento.

        Em seguida, teve início a “Mini Oficina de Contação de Histórias”, com Andréa Nogueira, que ensinou os preceitos básicos para ser um contador. No período da tarde, apresentaram-se Abel Fantim, Silvio Tonietto, Henrique Sant’ana, Ligia Cristina Lahoz Melli, Maria José Sobreira Spina, Miriam Mariano e Sueli Finotto, no espetáculo “Tarde ao Piano com Inserções Poéticas”. Logo após, ocorreu a apresentação de Lú Nóbrega (voz) e Roger Pereira (piano), no show “The Jam”. As apresentações terminaram com o show de MPB da “Banda Rosie”.

        No Palácio, pela manhã, houve o espetáculo “Cine Jazz”, com Jesuane Salvador (vocal), Aldo Scaglione (guitarra), Horácio Scaglione (contrabaixo) e André Growald (sax). Ao fundo, projeção de clipes de filmes em que a música, sobretudo o blues e o jazz, foram destaque. Em cena, interpretações de grandes sucessos, como “Blue Moon”, “Call You”, “What a Wonderful World” e “Cry me a River”. Na plateia, Ana Marta e Letícia vibraram com o show. “Achei maravilhoso! Espetáculo de alta qualidade”, disse Ana Marta, que é cantora lírica do ‘Estúdio Vozes Femininas’, coral mantido pela Universidade de São Paulo, com apresentações no Brasil e no exterior. A cantora Jesuane Salvador afirmou que estava emocionada por se apresentar em um local com a arquitetura do Salão do Júri, esteticamente linda e com acústica privilegiada. “O local está em sintonia com o repertório,” disse.

        Logo depois, foi a vez da apresentação do Coral do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Resultado da parceria firmada entre o TJSP e a Emesp Tom Jobim, é composto por 40 servidores da Capital, com regência do maestro Daniel Volpin e acompanhamento da pianista Cintia Sell.  No repertório, composições de John Hilton, Juan Del Encina, Pena Branca e Xavantinho e Adoniram Barbosa. Para Paulo Rovina Capovilla, integrante do Coral, a experiência foi ótima: “É muita alegria, pois a gente se desloca do ambiente de trabalho para uma atividade artística e isso não tem preço.”

        No período da tarde, houve a apresentação de Sandra Camilo, Marcelo Castro, Aldo Scaglione e Horácio Scaglione, no espetáculo “Sambossa Brasileira”. O "Coral da Oficina de Arte e Cultura" encerrou as apresentações no Palácio. Durante o dia, ocorreram várias visitas monitoradas. Para Patrícia Sanches, que visitou pela primeira vez o Palácio da Justiça, a experiência foi bastante rica. “Achei muito interessante conhecer a história da construção do prédio. Aqui no Centro da cidade temos vários edifícios históricos e pouco sabemos sobre eles.”

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / DG e AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP