Comunicação Social

Notícia

TJSP prestigia homenagem a integrante da Apamagis, no Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa

        No dia 10, o integrante da 6ª Câmara Criminal, da 186ª Comissão de Ingresso na Magistratura e presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Marco Antonio Marques da Silva, representou o presidente do TJSP na solenidade em que o juiz militar coronel Antonio Augusto Neves, diretor adjunto do Departamento de Segurança da Apamagis, recebeu homenagem alusiva às efemérides do “Dia de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa”, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, idealizada pelo deputado Fernando Capez (presidente da Alesp) e pelo presidente do Conselho da Comunidade  Luso-Brasileira, Antonio de Almeida e Silva.
        
Durante o discurso, o homenageado relatou ter estado em Portugal no fim de março, integrando a delegação de magistrados da Apamagis, a fim de  participar do  IV Seminário Luso-Brasileiro de Direito, realizado na Faculdade de Direito de Lisboa. Na oportunidade, estreitou laços com o tenente general Manoel Mateus da Silva Couto, comandante geral da Guarda Nacional Republicana de Portugal (GNR), e com o desembargador Luís Maria Vaz das Neves, presidente do Tribunal da Relação de Lisboa.
        
Entre os que fizeram uso da palavra, o desembargador Marco Antonio Marques da Silva, também diretor do Departamento de Assuntos Institucionais da Apamagis, saudou todos os homenageados da noite na pessoa do juiz militar Antonio Augusto Neves, destacando que este havia sido presidente do TJM/SP. Ressaltou, ainda, a importância do papel de Portugal no mundo e da língua portuguesa, que é a única, além do inglês,  falada nos cinco continentes. Antes do encerramento da sessão também fizeram uso da palavra o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço e o presidente Fernando Capez.
        
À sessão solene compareceram o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, Antonio Almeida e Silva; o juiz Silvio Hiroshi Oyama, presidente do TJM/SP, o deputado do Parlamento português Paulo Portas, o presidente da Casa de Portugal, Antonio Herman, e Marco Antonio Ribeiro de Campos, delegado de polícia, assessor especial do presidente da Apamagis, entre outros.
        
Sobre a data comemorativa em Portugal – Em 10 de junho se comemora o “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”. A data, feriado nacional em Portugal, é comemorada no dia que  assinala a morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor da maior obra épica da pátria lusitana, “Os Lusíadas”.
        
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recomendou às instituições oficiais do país que, nessa data, fossem dedicados eventos especiais em atenção às comunidades portuguesas emigradas. Dessa forma, nos países em que há representação diplomática de Portugal, a data foi comemorada de forma festiva. Para concretizar essa ideia, pela primeira vez as cerimônias oficiais do dia 10 de junho se realizaram fora de Portugal, em Paris, e contaram com a presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da França, François Hollande, como convidado especial.

        * Com informações do site da Apamagis

        Comunicação Social TJSP – RS (texto*) / Apamagis (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP