Comunicação Social

Notícia

Brasileiros participam de curso na Escola Nacional de Juízes da China

        A primeira quinzena de julho foi muito proveitosa para 26 magistrados brasileiros, entre eles dois paulistas, que participaram, a convite da Escola Nacional de Juízes da China, do curso Sistema Judiciário da República Popular da China – A formação e o aperfeiçoamento do magistrado.

        Essa foi a primeira vez que a Escola Nacional de Juízes da China recebeu uma delegação estrangeira. Do Tribunal de Justiça de São Paulo participaram os magistrados Ana Rita de Figueiredo Nery (juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça) e Luis Fernando Nardelli (da 3ª Vara Cível do F.R.Tatuapé). O curso, de 4 a 15 de julho, incluiu palestras sobre o ordenamento jurídico na China, formação de Magistrados e a Reforma do Poder Judiciário na China, além de aulas sobre o sistema legal Civil, Penal, Processual e Administrativo chinês. Houve, ainda, visitas e conferências realizadas na Suprema Corte Popular da China, no Tribunal de Propriedade Intelectual de Pequim e no Tribunal Popular da cidade de Changde.
        Para a juíza Ana Rita de Figueiredo Nery, “tivemos a oportunidade de estreitar contato com a organização do Poder Judiciário da China, que atualmente conta com 200 mil magistrados, todos ingressos após realização de concurso público. Para além dos conhecimentos sobre o sistema legal da China em variadas competências foi possível observar aspectos da educação judicial dos magistrados, da utilização de tecnologia para ganho de eficiência e da implementação da Reforma do Poder Judiciário ora em curso no país”.

        Também integraram a delegação brasileira o vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Herman Benjamin, o ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar e o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, membro da comissão executiva da IOJT e um dos coordenadores do evento, desembargadores e juízes e desembargadores de diversos Estados da Federação (Justiça Estadual, Federal e do Trabalho). 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Arquivo (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP