Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura retrato do desembargador Eros Piceli na Galeria de Vice-Presidentes

        Desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados e servidores compareceram em grande número hoje (4) para prestigiar o ato de inauguração da imagem do desembargador Eros Piceli na galeria de retratos da Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de São Paulo. Piceli foi vice-presidente do TJSP no biênio 2014-2015 e atualmente integra a 33ª Câmara de Direito Privado.

        O evento aconteceu no Palácio da Justiça, sede da Corte. Após o homenageado e sua esposa, Ana Maria Guimarães Piceli, descerrarem o retrato, o atual vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, falou sobre as qualidades de seu antecessor e amigo. “É uma justa homenagem a um homem que dedicou e dedica sua vida à família, ao trabalho e à Magistratura”, afirmou Ademir Benedito. “Mais do que sua profícua atuação na Vice-Presidência, da qual somos todos testemunhas (eu principalmente, por sucedê-lo), é o desempenho como juiz ao longo de sua brilhante carreira que marca sua trajetória.”

        Eros Piceli é neto de imigrantes italianos e nasceu em 1º de dezembro de 1949, na cidade de São Paulo. Iniciou sua caminhada profissional na Polícia Militar do Estado de São Paulo, da qual foi oficial.  Formou-se em Direito, no ano de 1973, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas e ingressou no Ministério Público de São Paulo em 1976. Permaneceu na instituição por três anos, até que foi aprovado em concurso para a Magistratura e, em 1979, assumiu o cargo de juiz substituto na 2ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Bernardo do Campo. Ao longo da carreira também trabalhou em Piracaia, Poá, Guarulhos e São Paulo. Em 1994 foi promovido a juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil e, no mesmo ano, removido ao 2º Tribunal de Alçada Civil. Chegou ao cargo de desembargador do TJSP em 2005. Foi eleito para integrar o Órgão Especial do TJSP em 2008.

        Em seu discurso, Eros Piceli agradeceu aos colegas de Conselho Superior da Magistratura, desembargadores, juízes, servidores e à família. O magistrado também refletiu sobre seu tempo como vice-presidente. “Aprendi que, longe do exercício do poder, na expressão errada da palavra, aprende-se a exercer o dever de prestar serviços sempre melhores à sociedade. Servimos não a este ou àquele grupo de pessoas, mas ao Tribunal de Justiça, ao Poder Judiciário, ao Estado, ao Brasil”, ressaltou.

O presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, iniciou seu pronunciamento cumprimentando o público que acompanhou a solenidade, segundo ele “verdadeira legião de amigos e admiradores do nosso querido Eros”. Os dois magistrados se conhecem há tempos e Paulo Dimas destacou a admiração que sente pelo colega. “Sempre vi o brilho nos olhos de quem ama a Magistratura, de quem tem paixão pelo que faz”, disse. O presidente elogiou a gestão de Eros Piceli e lembrou que os esforços somados de administrações anteriores e da atual vêm culminando em diversas conquistas, como o fato de o Conselho Nacional de Justiça ter reconhecido a Corte bandeirante como a mais produtiva do País nos últimos meses.

        Também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças; o decano do TJSP, desembargador José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; integrantes do Conselho Superior da Magistratura no biênio 2014-2015: o presidente José Renato Nalini, atual secretário de Estado da Educação; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Artur Marques da Silva Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; e o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o subprocurador-geral do Estado da Área do Contencioso Geral, Fernando Franco, representando o procurador-geral do Estado de São Paulo; o secretário de Estado adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, representando o secretário; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Villen; o presidente da Magiscred, desembargador Heraldo de Oliveira Silva; o ouvidor do TJSP, desembargador Mohamed Amaro; os ex-vice-presidentes do TJSP, desembargadores José Santana e José Gaspar Gonzaga Franceschini; o ex-corregedor-geral da Justiça, desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juíza Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica; o secretário adjunto dos Negócios Jurídicos do Município de São Paulo, José Marcos Sequeira de Cerqueira; o poeta Paulo Bomfim, decano da Academia Paulista de Letras; e demais desembargadores, juízes, membros do MP, advogados, familiares e servidores.
        
         Mais Fotos no Flickr.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP