Comunicação Social

Notícia

Poeta Paulo Bomfim é homenageado com Medalha 9 de Julho de 1932

        "A poesia faz com que o nosso coração amoleça, traz leveza e, às vezes, até indica os rumos da nossa vida pessoal e profissional. Paulo Bomfim veio trazer humanidade ao nosso Tribunal de Justiça, onde havia magistrados com características formais, com preocupações com litígios e demandas. O ambiente formal desaparece quando estamos diante de uma pessoa simples, que é um arquivo histórico ambulante e itinerante. Sempre nos traz informações e nos conta fatos e histórias, encanta todos que passam pelo TJ." Essas palavras foram proferidas pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, ao entregar a Medalha 9 de Julho de 1932 ao poeta Paulo Bomfim.
        
A honraria foi concedida pelo Instituto Carlos e Diva Pinho em cerimônia realizada ontem (4), na sede da entidade. A presidente da casa, Lara Brum, disse que falar sobre o poeta é como se referir a um patrimônio cultural brasileiro. "Sinto-me apresentando o belo. Uma tarefa em que buscar as adjetivações simplesmente se resume em chocar-se com as redundâncias. Tudo de melhor já foi dito.”
        
Paulo Bomfim, emocionado, agradeceu a homenagem e lembrou que "a trincheira de 32 foi a pia batismal da nossa democracia. São Paulo de 32, São Paulo da minha infância de 85 anos atrás era um só coração".  O poeta recitou um poema sobre a Revolução Constitucionalista de 1932.
        
Na mesma ocasião, o instituto também concedeu o Diploma de Honra ao presidente Paulo Dimas, que agradeceu a honraria e lembrou que os magistrados têm a missão de servir.
        
O secretário-geral do Instituto Carlos e Diva Pinho, desembargador Luiz Fernando Salles Rossi, disse que Paulo Bomfim estava sendo homenageado por sua obra e pela pessoa que é. "Continue com sua humanidade, o respeito que aprendemos com o senhor por São Paulo e pelo Tribunal de Justiça. É uma criatura humana, um exemplo de vontade de servir, de amar São Paulo", declarou.
        
Participaram do evento os desembargadores Renato de Salles Abreu Filho (presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP); Sidney Romano dos Reis (representando o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Dip), e o decano do TJSP, José Carlos Xavier de Aquino.

        Mais fotos no Flickr.


        Comunicação Social TJSP – LV (texto) / AC (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP