Comunicação Social

Notícia

EJUS promove II Programa de Preparação para a Aposentadoria

        A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) iniciou na segunda-feira (8), em sua sede, no Centro Administrativo da Consolação, o II Programa de Preparação para a Aposentadoria, com a participação de 71 servidores. O objetivo central do evento foi fornecer elementos que possam contribuir para a reflexão sobre a decisão de se aposentar.

        A apresentação inicial foi proferida pela psicóloga judiciária Maristela Colombo, coordenadora do curso, que destacou que a proposta do Programa Preparatório para Aposentadoria é “auxiliar o servidor a criar condições e meios para que possa ter uma boa aposentadoria e saber desfrutá-la”. Ela lembrou que o programa é pautado pela Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/94), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).

        A palestrante comentou que entre os fatores que dificultam a decisão para a aposentadoria está o aspecto econômico. “Muitas vezes, as pessoas resistem a se aposentar, principalmente, por conta dos ganhos econômicos. Tem muita gente que acaba trabalhando adoecido, estressado, cansado. O que se propõe é que as pessoas comecem a pensar nisso para irem se desvinculando dessas perdas”, esclareceu.

        Na sequência da aula, todos participaram de uma vivência em sociodrama conduzida pelo médico especialista em psiquiatria do Hospital Público Estadual de São Paulo, Sérgio Perazzo. Segundo ele, a técnica tem como objetivo a troca de papéis e permite que, na dramatização, a pessoa passe a interagir com seus sentimentos a partir de uma perspectiva comunitária. “Durante o processo, o protagonista interage em grupo pelo encontro e espontaneidade, vivenciando diversos papéis, entre eles o profissional”, disse.

        
Comunicação Social TJSP – FB (texto) / ES e FB (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP