Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura retratos dos presidentes de seção do biênio 2014-2015

        O Tribunal de Justiça de São Paulo inaugurou ontem (11) os retratos dos magistrados que ocuparam as Presidências de seções durante o biênio 2014-2015. São eles os desembargadores Artur Marques da Silva Filho (Seção de Direito Privado), Geraldo Francisco Pinheiro Franco (Direito Criminal), e Ricardo Mair Anafe (Direito Público). Como é tradição, os retratos são colocados nas galerias do Palácio da Justiça, sede do TJSP, ao lado das imagens de seus antecessores, de forma a ilustrar a sesquicentenária história da Corte Bandeirante.
        
O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Henry Marques Dip, foi o orador em nome do TJSP e dos atuais presidentes das seções. Ele ressaltou ser admirador e amigo dos homenageados. “Todos nós do Tribunal devemos reconhecer uma coisa: são homens sérios e marcaram a Magistratura de São Paulo pela seriedade de suas condutas nos julgamentos e nas Presidências que ocuparam.”
        
Em nome dos homenageados falou Artur Marques da Silva Filho. Ele começou parabenizando os causídicos presentes, já que na mesma data foi comemorado o Dia do Advogado. Em seguida, destacou a admiração que sente pelos colegas, magistrados que “deixaram nas trajetórias pessoais marcas indeléveis através de suas primorosas sentenças, verdadeiras lições públicas de Direito, sempre recordadas por muitos”.
    
“Lembro-me, com saudades, das sessões dos órgãos colegiados de que participávamos”, afirmou o desembargador. “Divergíamos em alguns temas e, em outros, convergíamos. As soluções nem sempre eram simples, mas todas impregnadas de séria preocupação. Acredito, senhoras e senhores, que tivemos uma belíssima experiência de trabalho desprendido de vaidades pessoais. Se algum êxito alcançamos, devemos quase tudo à efetiva colaboração dos eminentes desembargadores, dos juízes substitutos em 2º grau, dos juízes auxiliares de nossas seções e dos nossos estimados juízes assessores e servidores, das várias secretarias deste Tribunal e dos setores administrativo e técnico das respectivas Presidências, bem como de nossos gabinetes”, declarou Artur Marques.
        
“Além de uma reunião de amigos, estamos em uma reunião de grandes vultos da Magistratura”, afirmou o presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. Segundo ele, os três ex-presidentes de seção são figuras exemplares e deixarão inúmeras lições para as gerações futuras. “São homens de bem e ideal, homens que foram forjados para a Magistratura Bandeirante. Rendo minhas homenagens em nome do nosso Tribunal de Justiça.”
        
Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do TJSP, desembargador Ademir de Carvalho Benedito; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Luiz Antonio de Godoy; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Renato de Salles Abreu Filho; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, desembargador Mário Devienne Ferraz; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Silvio Hiroshi Oyama; a subprocuradora-geral do Estado da Área do Contencioso Tributário Fiscal, Maria Lia Pinto Porto Corona, representando o procurador-geral; o presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCrim) e presidente da Cátedra Sergio Vieira de Mello da PUC-SP e Acnur, desembargador Marco Antonio Marques da Silva; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Antonio Carlos Villen; o vice-presidente e corregedor do TRE-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin; o vice-presidente do TJSP no biênio 2014-2015, desembargador Eros Piceli; o ex-corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal; o ex-presidente da Seção de Direito Público desembargador Luis Antonio Ganzerla; o ex-presidente da Seção de Direito Privado desembargador Fernando Antonio Maia da Cunha; o ex-presidente da Seção de Direito Criminal desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, juiz Jayme Martins de Oliveira Neto; a conselheira estadual da OAB-Seção São Paulo Tallulah Carvalho, representando o presidente; o tenente-coronel PM Paulo Sergio Ramalho, representando o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP; o assessor jurídico da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), João Baptista Nalini, representando o presidente; o poeta Paulo Bomfim, decano da Academia Brasileira de Letras; demais desembargadores, juízes, membros do MP, advogados, familiares e servidores.

        Trajetórias

        Artur Marques da Silva Filho – iniciou a carreira na Magistratura como juiz substituto nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede em Jundiaí, no ano de 1978. Também trabalhou nas cidades de Miracatu, Rancharia, Campinas e São Paulo. Foi promovido a juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil em 1994. Chegou a desembargador do TJSP em 2005.

        Geraldo Francisco Pinheiro Franco – ingressou na Magistratura em dezembro de 1980, nomeado para a 25ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ourinhos. Foi sucessivamente promovido para Paraibuna, Vicente de Carvalho e Capital, onde foi titular da 1ª Vara Criminal e da 2ª Vara da Família e Sucessões. Em 1994, foi removido para o cargo de juiz substituto em 2º grau e, em 2001, foi promovido para o Tribunal de Alçada Criminal.  Em 2005 assumiu o cargo de desembargador.

        Ricardo Mair Anafe – exerceu a Advocacia até o ano de seu ingresso na Magistratura, 1985, quando foi nomeado para a 5ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Jundiaí. Nos anos seguintes judicou em Santa Fé do Sul, Cruzeiro, Mogi das Cruzes e São Paulo. Foi alçado ao cargo de desembargador em 2008. Em 2016 foi eleito para ocupar uma das cadeiras do Órgão Especial do TJSP.

        Mais fotos no Flickr

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS e RL (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP