Comunicação Social

Notícia

Servidores participam de palestra sobre saúde mental masculina e gerenciamento do estresse

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Escola Judicial dos Servidores (Ejus) e da Secretaria da Área da Saúde (SAS), promoveu hoje (16) novo evento do programa “Saúde do Homem”, com a realização da palestra “Saúde Mental Masculina e Gerenciamento do Estresse”, proferida por Valdecy Carneiro, psicólogo, psicoterapeuta e pós-graduado em programação neuroliguística. Participaram do evento 489 servidores – 77 deles na modalidade presencial e 412 a distância. A palestra foi realizada no auditório do Gade 9 de Julho, centro da Capital.
        
O secretário da Área da Saúde, Tarcisio dos Santos, explicou que o intuito da ação não é só promover a saúde, mas valorizar os servidores. Ele lembrou que já é hora de “quebrar a cultura” masculina de descaso com a própria saúde, de que admitir problemas e procurar ajuda é sinal de fraqueza.                    
        Valdecy Carneiro começou ressaltando que o estresse é considerado por muitos o “mal do século”. Explicou que existe o estresse positivo, que nos deixa mais criativos e produtivos, mas também o negativo (distresse), que pode levar ao aparecimento de diversas patologias. “A ideia não é causar alarme, é causar alerta, mostrar que é possível mudar”, disse o expositor.
        
O objetivo geral da apresentação foi prover elementos para que o próprio homem cuide de seu bem-estar mental. “Você aprende a gerenciar seu corpo e sua mente”, explicou Valdecy. Para tanto, ele ensinou exercícios de respiração, movimentos de automassagem, técnicas de relaxamento e dicas de controle da ansiedade.
        
Após a palestra, o psicólogo respondeu às perguntas dos presentes e também dos que acompanharam pela internet. Para encerrar, o juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto agradeceu o palestrante em nome do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, e entregou certificado de participação. “Precisamos encontrar esse ponto de equilíbrio para ficarmos bem com nós mesmos, seja no trabalho, seja com a família”, afirmou o magistrado.

        
Comunicação Social TJSP – GA (texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP